O que é letramento digital, como ele funciona e qual sua importância?

O que é letramento digital, como ele funciona e qual sua importância?
8 minutos para ler

Os jovens da geração atual estão acostumados a interagir com as inúmeras tecnologias digitais que estão à sua disposição, uma vez que entram em contato com essas ferramentas desde os primeiros anos de vida. Mas será que eles sabem utilizar esses recursos na construção da sua aprendizagem? É exatamente isso que o letramento digital propõe: garantir que os alunos tenham as habilidades necessárias para aproveitar os benefícios dos elementos digitais nos seus estudos.

O uso da tecnologia por crianças e adolescentes é frequentemente associado ao entretenimento e diversão, mas ela também é uma poderosa aliada para potencializar o aprendizado. Para tanto, é imprescindível que educadores e discentes aprendam a compreender o universo digital e lidar com o grande volume de informações que ele oferece.

Quer assegurar que os estudantes da sua escola usem os recursos tecnológicos da forma correta? Confira, neste post, o que é e como o letramento digital ajuda nessa missão!

O que é o letramento digital?

Se antes os alunos liam apenas os conteúdos didáticos impressos em papel, hoje em dia as informações também estão disponíveis nas telas do computador, celular e tablet, podendo ser acessadas a qualquer momento, inclusive, fora do horário de aula. Nesse contexto, o letramento digital tem se destacado e sido bastante debatido entre as instituições de ensino, pois se faz necessário para que os estudantes aprendam a reconhecer as funcionalidades das ferramentas digitais e entendam como usá-las na sua rotina de estudos.

Em resumo, o conceito consiste em um conjunto de competências que possibilitam que uma pessoa consiga compreender e utilizar as informações geradas pela internet, exercitando o seu senso crítico. Portanto, trata-se da capacidade de leitura e escrita na esfera digital, bem como de pensar criticamente sobre o conteúdo visualizado, de modo a influenciar o cenário social e cultural que está ao seu redor.

O letramento digital prevê que as habilidades adquiridas nesse processo sejam funcionais e aplicadas na prática de maneira consciente. Pode-se dizer que um indivíduo é letrado digitalmente quando pode ler e escrever nas plataformas on-line, mas principalmente, passa a agir de forma ativa e crítica em relação às informações com as quais se depara.

O que diferencia a alfabetização do letramento digital?

Apesar de serem parecidos e frequentemente confundidos, é importante ressaltar que a alfabetização digital e o letramento digital são coisas diferentes. Basicamente, o primeiro conceito ensina o indivíduo a acessar a internet e pesquisar nas suas plataformas, como o Google.

Sendo assim, a pessoa tende a usar os recursos tecnológicos para visitar os sites que mais gosta, mas faz isso de uma forma limitada. Em muitos casos, pode ser que não tenha discernimento sobre como o ambiente digital funciona, podendo cometer erros ou até mesmo ter atitudes que coloquem em risco a sua imagem e segurança.

Por sua vez, o letramento digital orienta os discentes sobre como interagir com os conteúdos disponibilizados na internet, traz à tona as melhores técnicas de leitura e escrita on-line, instrui como pesquisar e selecionar informações confiáveis e que agreguem no seu aprendizado.

Diante disso, a alfabetização digital permite que o aluno acesse os recursos digitais, já o letramento digital é mais amplo, possibilitando ao indivíduo adotar essas ferramentas para interação social, expandir os seus conhecimentos, compartilhar informações relevantes e executar atividades educacionais.

Qual é a importância desse processo?

Em plena era da Transformação Digital, saber explorar os recursos tecnológicos é uma habilidade imprescindível para adequar-se à modernidade, estar ciente de como se comportar na internet, impulsionar os seus estudos e preparar-se para o futuro acadêmico e profissional. Veja quais são as vantagens de trabalhar o letramento digital nas escolas.

Desenvolve o pensamento crítico

Basta navegar um pouco pela internet para nos depararmos com os mais variados tipos de informações, desde aquelas que são recorrentes na sociedade até outras com acontecimentos duvidosos. Sem falar dos variados tipos de opiniões emitidas pelos influenciadores digitais.

Com o grande volume de informações lançadas nas plataformas a cada milésimo de segundo, por vezes, fica difícil distinguir o que é real do que é mentira, como fake news e imagens manipuladas e que distorcem o sentido de uma determinada situação.

Uma das bases do letramento digital é desenvolver o pensamento crítico do aluno, oferecendo mecanismos para que saiba reconhecer quais são as características das informações verdadeiras e dos conteúdos falsos, ou seja, estabelece uma espécie de filtro sobre o que ele consome e reproduz virtualmente.

Promove a autonomia do aluno

Muitas pessoas são alfabetizadas digitalmente, estão sempre com os seus dispositivos móveis à mão para navegar nas redes sociais, mas apresentam dificuldades quando precisam utilizá-los para tarefas mais complexas. Nesse sentido, ao se tornar letrado digitalmente, o discente aprende a usar a tecnologia para além do entretenimento.

Isso significa ter mais autonomia para conduzir a sua jornada de aprendizado, haja vista que o aluno sabe quais são as melhores formas de utilizar as ferramentas que estão disponíveis para expandir os seus conhecimentos, deixando de se limitar aos conteúdos apresentados dentro da sala de aula.

Gera maior engajamento com a escola

A partir do momento que tem a habilidade de separar informações falsas, sabe em quais locais buscar dados que contribuem para os seus estudos e se torna mais independente no processo de aquisição de conhecimento, o aluno tende a engajar-se com as atividades escolares, dedicando-se mais aos projetos propostos.

Com isso, a aprendizagem deixa de ser um processo monótono e entediante, sendo muito mais interativa e entusiasmante. Afinal, o jovem entende que há diversos caminhos para se desenvolver, que mesmo que uma disciplina seja complexa, existe a possibilidade de estudar os seus conteúdos de uma maneira mais divertida e que se encaixe no seu raciocínio.

Como estimular o letramento digital nas escolas?

Ao contrário do que muita gente pensa, somente disponibilizar os equipamentos tecnológicos na escola não é o suficiente para que os estudantes aprendam a explorar os seus benefícios e desenvolver as suas competências no ambiente digital. Acompanhe, abaixo, como a escola e educador devem atuar nesse processo.

Aprenda sobre tecnologias da informação e comunicação

Antes de qualquer coisa, é preciso que educadores responsáveis por promover o letramento digital estejam atualizados sobre as tecnologias da informação, o que os ajuda a escolher as ferramentas adequadas às características da sua turma.

Levando isso em consideração, é recomendado que a instituição de ensino invista na capacitação dos professores, treinando-os quanto ao uso dos recursos a serem inseridos nas aulas. Também é válido instruir os profissionais sobre os formatos de comunicação no universo digital e como eles podem ser aplicados na educação.

Disponibilize as ferramentas necessárias

Há que se ter em mente que o letramento digital não se resume a aulas de informática. Atualmente, a maioria dos alunos acessa a internet por meio dos seus dispositivos em casa, inclusive, muitos deles aprendem a utilizar essas ferramentas antes de ingressar na escola.

Sabendo disso, para que a formação seja efetiva, é preciso que a escola ofereça mais do que uma sala de informática, adquirindo também mídias atualizadas para que os professores possam utilizar conteúdos de diferentes formatos durante as aulas. A adesão de tablets e notebooks, por exemplo, traz dinamicidade para o aprendizado, pois são fáceis de manusear e comportam aplicativos que auxiliam no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

Crie narrativas digitais para apresentar conteúdos

Uma das possibilidades geradas pela tecnologia é a interação, que pode ocorrer de forma instantânea ou não. Para engajar e aproximar os alunos, é indicado inserir essa característica dentro de contextos de aprendizagem coletiva, como a realização de projetos e pesquisas em grupo.

Incentive os discentes a usar ferramentas colaborativas, nas quais eles possam pesquisar e estruturar a produção do conteúdo em conjunto. Desse modo, é possível trocar informações, dialogar sobre o tema e construir os trabalhos no modelo remoto.

Outra alternativa interessante é criar sites, blogs, grupos ou jornais on-line, que possam ser gerenciados pelos alunos e educadores e alimentados com notícias, vídeos e textos que sirvam de base para debates entre a turma, o que ajuda a aprimorar a capacidade de interpretação e pensamento crítico de todos.

Implementar o letramento digital nas escolas é uma estratégia educativa fundamental para que os alunos recebam uma formação condizente com as práticas e ferramentas contemporâneas. A iniciativa contribui não só para o desenvolvimento do jovem enquanto estudante e cidadão, mas também o prepara para utilizar os benefícios da tecnologia na vida adulta, na universidade e no mercado de trabalho.

Achou este post interessante? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos exclusivos!

7 thoughts on “O que é letramento digital, como ele funciona e qual sua importância?

  1. Muito importante essa diferenciação para um aproveitamento melhor da tecnologia existente. Na realidade a maioria dos nossos estudantes são alfabetizados digitalmente e isso se evidencia durante esse processo de aulas online.

  2. Compreensão da informação, ter um posicionamento crítico, se posicionar frente a situações e conhecimentos apresentados. Utilizar recursos digitais para apresentar e passar o conhecimento adquirido, tornar mais atrativo e conquistar a atenção dos estudantes através dos recursos disponíveis.

  3. Bom dia!
    Penso que as ferramentas digitais são de suma importância para promover a inserção do estudante no mundo digital com alguma orientação, buscando promover a autonomia, o senso crítico e o conhecimento diverso do apresentado nas redes sociais.

Deixe uma resposta