Pagamento Recorrente: como diminuir a inadimplência da sua escola?

Pagamento Recorrente: como diminuir a inadimplência da sua escola?
6 minutos para ler

A gestão financeira escolar é uma das questões que mais preocupa a direção de instituições de ensino. Buscando formas de otimizar esse aspecto da administração, muitos têm adotado o pagamento recorrente como principal meio de cobrança.

O intuito é, principalmente, evitar a inadimplência e os problemas decorrentes do atraso nas mensalidades. Entretanto, você vai ver neste texto que esse método de pagamento proporciona ainda outros benefícios interessantes. Continue a leitura e confira!

O que é o pagamento recorrente para escolas?

Por mais que muitas pessoas não estejam acostumadas ao termo “pagamento recorrente”, é quase certo que a maioria use esse método em algum serviço contratado. Trata-se de uma automatização da cobrança para situações em que o pagamento tem periodicidade preestabelecida.

Estamos falando de assinaturas de serviços e mensalidades de estabelecimentos, como academias e clubes. O valor cobrado é descontado automaticamente no cartão de crédito do indivíduo, evitando a necessidade de gerar novos boletos ou fazer depósitos a cada mês.

Essa forma de pagamento também é extremamente pertinente para escolas. Com a rotina cada vez mais acelerada, os responsáveis pelos alunos muitas vezes veem de forma incômoda a ida até a escola para o pagamento, fazendo com que a demora ou o esquecimento os torne inadimplentes.

Sabemos que no contexto das instituições de ensino, as mensalidades influenciam diretamente na continuidade das estratégias traçadas pelo projeto político pedagógico. Por isso, é essencial encontrar recursos de evitar esses atrasos.

Como o pagamento recorrente funciona?

Como falamos, o pagamento recorrente é feito de forma automatizada. Isso acontece por meio de um sistema dedicado à cobrança, que pode ser integrado ao sistema de gestão escolar.

Usando essa tecnologia, o setor financeiro da escola cadastra os dados do cartão de crédito de cada responsável. O sistema permite configurar o valor a ser descontado, a periodicidade e a duração da cobrança. Sendo assim, ao fazer esse processo uma vez, os pais não vão precisar se preocupar com as mensalidades durante todo ano letivo.

Isso não significa que os responsáveis não terão controle sobre os gastos com a escola. Como é um processo digital, ele fica disponível no ambiente online do sistema e pode ser acessado pelos pais a qualquer momento. Assim, eles podem checar cada transação efetuada e as datas dos próximos descontos.

Quais as vantagens de aplicá-lo na escola?

Adotar o pagamento recorrente pode se tornar um dos grandes trunfos da administração escolar, já que facilita o trabalho do setor financeiro e traz benefícios para o dia a dia dos pais de alunos. Separamos abaixo algumas das vantagens que sua instituição de ensino pode experimentar com essa modalidade. Veja só!

Melhora o controle de pagamentos da escola

Uma das tarefas que mais consome tempo da gestão financeira da escola é a organização dos pagamentos realizados a cada mês. Com os esquecimentos, inadimplências e necessidades de cobrança, os profissionais desse setor acabam perdendo tempo na rotina de trabalho.

Um sistema que centralize e automatize esses processos passa a ser fundamental para a otimização do tempo. Ele ainda permite uma visão mais ampla do quadro financeiro da escola, gerando relatórios que podem ser úteis para projeções e tomada de decisões.

Mais um ponto a favor dessa implementação é que ela traz previsibilidade para os valores que serão pagos a cada mês. Diferente do pagamento por carnê ou depósito, a cobrança por cartão de crédito terá um dia predefinido.

Proporciona segurança e facilidade para quem paga

Os pais também são grandes beneficiados com o pagamento recorrente, já que a responsabilidade de pagar diversos boletos mensalmente costuma ocupar um tempo precioso da rotina. Enquanto alguns precisam ir ao banco realizar a transação, os que querem usar um cartão de crédito devem se dirigir todo mês à unidade escolar. São essas barreiras que, por vezes, geram a prejudicial inadimplência na escola.

Em tempos de tantas tecnologias, as instituições devem fazer o máximo para oferecer facilidade ao seu público. No caso dos pais de alunos, a automação é uma garantia de conforto e, também de segurança, já que não é necessário se deslocar com dinheiro ou cartão e todo pagamento pode ser realizado em um sistema completamente seguro.

Não usa todo o limite do cartão de crédito do responsável

Uma das ressalvas em relação ao pagamento de pacotes semestrais ou anuais é o desconto de um valor alto do limite do cartão de crédito, que acontece de uma vez só, mesmo que parcelado. O bloqueio do montante de valor por um longo período acaba causando desconforto para os pais, que podem acabar usando formas de pagamento menos assíduas ou eficientes para driblar a questão.

Esse é o tipo de problema que pode ser evitado com um método mais efetivo de pagamento, como o recorrente. Ao mesmo tempo em que o limite não fica bloqueado, é descontado automaticamente mês a mês.

Aumenta a fidelização e a atração de novos alunos

Os benefícios do pagamento recorrente também se estendem à atração de novos alunos e à fidelização daqueles que já estudam na unidade. Vamos mostrar alguns motivos para isso.

A facilidade e flexibilidade dessa forma de pagamento pode ser um grande atrativo para os pais que desejam fazer a matrícula de seus filhos, afinal, esse é um fator de diferenciação que pode garantir vantagem competitiva à sua escola. Atualmente, a maioria dos pais considera todos os aspectos do custo-benefício e procura o máximo de comodidade em troca da mensalidade paga.

Para os responsáveis que já têm filhos na escola, oferecer essa nova opção de pagamento também é um fator atrativo. Eles percebem que a escola está buscando evoluir seus processos e aproveitar a tecnologia para garantir maior eficiência e conforto. A percepção de que o pagamento vai ser tornar mais facilitado para a rotina vai gerar satisfação e contribuir para a retenção.

O pagamento recorrente pode ser a inovação que faltava para tornar o setor financeiro da sua escola mais eficiente, garantir mais conforto aos pais dos alunos e diminuir os índices de inadimplência. Essa é uma das facilidades proporcionadas pela tecnologia integrada à gestão escolar, mostrando a necessidade de a direção enxergar as ferramentas e soluções que são tendência para o futuro da educação.

Se este conteúdo chamou sua atenção, que tal compartilhá-lo com seus colegas nas redes sociais? Assim, outras pessoas podem descobrir o potencial dessa modalidade de pagamento para as escolas!

[eBook Gratuito]
[eBook Gratuito]