Qual o papel do diretor escolar na tomada de decisões?

papel do diretor escolar
8 minutos para ler

Qual o papel do diretor escolar na tomada de decisões?
5 (100%) 2 vote[s]

Mesmo sendo uma figura tradicional e muito comum em qualquer instituição de ensino, o papel do diretor escolar nem sempre é totalmente compreendido. Portanto, saber exatamente quais são as suas funções é fundamental para o funcionamento adequado de todos os processos dentro da escola.

Realizar a escolha do corpo docente, elaborar o calendário escolar, orientar e supervisionar, zelar pelo patrimônio do colégio. Essas são apenas algumas das muitas atribuições que um diretor possui em sua rotina de trabalho e elas mostram como a sua função é importante para garantir o bom funcionamento da instituição.

Ainda com dúvidas sobre o papel do diretor escolar, suas principais atividades e quais são as habilidades necessárias para o cargo? Que tal entender como a Plataforma de Ensino Eleva contribuiu para que o Colégio Saint John, no Rio de Janeiro, melhorasse os processos internos da instituição? Confira todas essas informações a seguir!

Gestão Escolar Saudável

Como funciona o papel do diretor escolar?

As responsabilidades de um diretor escolar são muitas e refletem em todos os campos da instituição de ensino: da parte pedagógica até as tarefas administrativas. Ou seja, com a mesma qualidade que define o calendário escolar e o material didático utilizado em sala de aula, o diretor também precisa garantir que a infraestrutura da escola seja a melhor possível.

São diversas atribuições e é preciso que isso fique claro para todos os integrantes da instituição, a fim de que o trabalho seja executado corretamente. Além de o diretor escolar organizar os processos de seleção de professores e da equipe pedagógica, ele também é o responsável por sugerir e executar demissões, por exemplo. Portanto, durante todo o ano letivo, esse profissional precisa estar bastante atento, realizando o monitoramento constante de tudo o que acontece no ambiente escolar.

Quais são as suas principais funções na escola?

As funções de um diretor escolar são muitas, porém, algumas se destacam e merecem maior atenção dos profissionais que ocupam o cargo. A maioria delas envolve o setor pedagógico da instituição — diretamente responsável pelo conteúdo que vai ser aplicado em sala de aula e pelo relacionamento direto com o corpo docente e a família dos estudantes. Outras, porém, envolvem responsabilidades administrativas, que passam desde a contratação de novos professores até a elaboração dos editais de matrícula. Confira mais especificamente quais são essas atribuições!

Funções pedagógicas

  • atualização do Regimento Escolar e do PPP (Projeto político Pedagógico) junto com a Equipe Técnico-Pedagógica, Corpo Docente e Comunidade Escolar;
  • elaboração e acompanhamento, junto com a Equipe Técnico-Pedagógica, do calendário Escolar;
  • aplicar e coordenar os processos de avaliação de desempenho da Equipe Técnico-Pedagógica e Corpo Docente;
  • elaboração de todo o material para o planejamento anual e trimestral dos professores;
  • planejamento do processo ensino-aprendizagem com ênfase em projetos de trabalho.
  • Análise e escolha de material didático e paradidático.

Funções administrativas

  • elaboração, com o apoio da Equipe Técnico-Pedagógica, do Informativo anual do Colégio e elaboração dos Editais de matrícula;
  • assistência à Equipe Técnico-Pedagógica e ao corpo docente para a elaboração e execução do planejamento e condução do processo ensino-aprendizagem;
  • atendimento a responsáveis e às instituições parceiras em geral;
  • promoção de um clima de bom relacionamento, de cooperação e entendimento entre a direção, corpo docente, discente e demais funcionários;
  • orientação e supervisão quanto ao zelo pelo patrimônio do Colégio.

Quais são as principais habilidades que um diretor precisa ter?

De acordo com Denise Azevedo, diretora escolar do Colégio Saint John, no Rio de Janeiro, para quem ocupa o cargo de diretor, “é preciso estar atendo as demandas da comunidade escolar, da sua Equipe Pedagógica, Docente e Discente, mas, para isso, tem que ter muito jogo de cintura e sempre tentar se colocar no lugar do outro e lidar bem com as diferenças, além de ser imparcial, empático e acolhedor”.

Com tantas responsabilidades atribuídas a um único profissional, o escolhido para esse cargo precisa, portanto, ter inúmeras habilidades para executar o papel de diretor escolar. Para que fique claro quais são as características fundamentais que o diretor precisa ter, listamos as principais a seguir.

Planejamento

O planejamento escolar torna todo o trabalho interno eficiente. Afinal, as responsabilidades de um diretor escolar perduram até mesmo durante as férias dos alunos, portanto, é preciso que ele se organize e monte um planejamento que suporte todas as demandas que o cargo exige. Traçar quais são os seus objetivos, colocar as ações em prática e entender o que precisa ser melhorado em relação ao ano anterior são alguns dos pontos que precisam ser considerados.

Colocar no papel quais são as suas obrigações mais importantes e encontrar datas no seu calendário para atender a todas as suas demandas também são questões nas quais o planejamento escolar auxilia. O que precisa ser feito, obrigatoriamente, até o início do ano letivo? Priorizar e, posteriormente, separar espaços para cuidar das outras tarefas é essencial para o bom desempenho desse profissional.

Liderança

O papel do diretor escolar é o de líder da instituição. Nesse sentido, é importante que ele consiga administrar situações difíceis — estando aberto a críticas e sugestões — e que se mostre disposto a orientar os funcionários que venham em busca de conselhos. Por isso, é fundamental que o profissional escolhido saiba liderar uma equipe, o que significa ter o poder para tomar decisões importantes e, às vezes, difíceis.

Boa comunicação

Para realizar um bom trabalho no cargo, é importante ter a habilidade de se comunicar bem. Afinal, o diretor escolar precisa se relacionar com todas as partes envolvidas com o ambiente escolar: corpo docente, estudantes, fornecedores, funcionários e família. Desse modo, é preciso ter muita dinamicidade para lidar com diferentes perfis profissionais.

Transmitir informações completas, ser direto, articular com clareza, prometer apenas o que pode ser cumprido e, o mais importante: saber ouvir as outras pessoas, a fim de estabelecer uma comunicação a mais compreensiva possível. Esses são exemplos de qualidades requisitadas para o perfil de diretor.

Criatividade

Essa é, cada vez mais, uma necessidade maior dentro do ambiente escolar. Afinal, é preciso ser criativo ao buscar maneiras inteligentes e eficientes de melhorar o rendimento dos alunos em sala de aula, por exemplo, além de encontrar formas de manter uma boa relação entre estudantes e professores.

Além dessas questões, o cargo exige criatividade para conseguir solucionar problemas de forma mais rápida e eficiente, sem deixar que a qualidade pedagógica ou administrativa da escola seja prejudicada.

Como a Plataforma de Ensino Eleva contribui para uma gestão eficiente?

Sabemos que uma gestão escolar eficiente é fundamental para garantir que o funcionamento da instituição de ensino seja satisfatório para todas as partes envolvidas. Ficar atento às novas tendências, tecnologias e inovações da área, por exemplo, são maneiras de contribuir para uma gestão de qualidade.

De acordo com Denise Azevedo, com a Plataforma de Ensino Eleva, o Colégio Saint John conseguiu identificar melhorias significativas: “ficou mais fácil acompanhar o planejamento e o trabalho dos professores do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, temos gerentes e diretores de relacionamento muito próximos nos apoiando”, afirma.

Outro ponto destacado por Denise foi o “Portal Eleva”, plataforma digital para acompanhamento e melhoria do desempenho dos alunos – especialmente os do Fundamental II e Ensino Médio. Afinal, por meio da plataforma adaptativa, eles acessam videoaulas, monitorias online e gabaritos dos exercícios, reforçando seus conhecimentos e aprendizados. O material, com uma abordagem em aplicações concretas do conteúdo que estejam relacionadas ao dia a dia do aluno, também foi um diferencial.

Quais foram os resultados alcançados e os benefícios para a comunidade escolar?

Os benefícios para a comunidade escolar, gerados pela parceria com a Plataforma de Ensino Eleva foram muitos. Segundo Denise, ao contarem com as soluções disponibilizadas pela Plataforma Eleva, o ensino da escola passou a ser considerado mais “forte” pelos pais e por toda a comunidade envolvida — principalmente devido ao trabalho ligado ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Outra das razões foi que a plataforma digital permitiu um trabalho mais produtivo da instituição como um todo, facilitando o trabalho do corpo docente, por exemplo. Além disso, o Colégio Saint John conseguiu melhorar a performance no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e, hoje, conta com um material didático preparado para atender às mudanças previstas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Foi possível entender qual é o papel do diretor escolar na tomada de decisões de um colégio e como a Plataforma de Ensino Eleva conseguiu ajudar o Colégio Saint John a conquistar melhores resultados? Então, que tal saber o que podemos oferecer para a sua instituição de ensino? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

sistema de ensino na educação infantil

Você também pode gostar
-