Qual é o impacto de uma plataforma de ensino nas escolas?

impacto de uma plataforma de ensino nas escolas
6 minutos para ler

As novas soluções tecnológicas trazem diversos benefícios e facilidades para o dia a dia dos profissionais dos mais diferentes segmentos de mercado. E na área de educação, a dinâmica não é diferente!

Por meio de ferramentas como uma plataforma de ensino, é possível promover uma verdadeira transformação na rotina escolar, com mudanças significativas — e bastante positivas — para a interação e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste conteúdo para descobrir os ganhos que essa tecnologia pode trazer para a escola, além de conhecer algumas dicas para escolher o sistema ideal. Confira!

Qual é o impacto de uma plataforma de ensino nas escolas?

Quais são as vantagens de investir em uma plataforma de ensino?

A implantação de uma plataforma de ensino traz repercussões relevantes, que vão do relacionamento da escola com seus diferentes públicos, como funcionários, corpo docente, pais e alunos, às mudanças na forma de apresentar os diversos conteúdos: interativamente e de acordo com as diferentes séries e faixas etárias.

Pensando nisso, vamos abordar neste tópico os benefícios que essa tecnologia pode trazer. Veja a seguir!

Aproximação de professores e alunos

Como despertar o interesse da classe? Como se adaptar às novas tecnologias para estabelecer um canal eficiente de comunicação e transmissão de conhecimentos dentro e fora da sala de aula? Essas questões estão entre as principais dúvidas dos educadores do mundo atual que, frente às mudanças tecnológicas tão rápidas, precisam se manter sempre atualizados para interagir com a classe.

Nesse aspecto, uma plataforma de ensino pode ser uma solução bastaste interessante. Ao utilizar recursos atuais como tablets, smartphones, lousas inteligentes, softwares e aplicativos, os professores podem tornar suas aulas mais dinâmicas. Isso os aproxima da realidade das crianças e jovens, melhorando a interação durante as aulas.

Como resultado, os educadores permanecem em dia com as soluções mais recentes no campo da tecnologia voltada à educação. Nesse sentido, os alunos podem absorver os conteúdos ensinados com mais facilidade e de formas diferenciadas.

Melhor visualização do desempenho dos estudantes

Conhecer os alunos, — tanto individualmente quanto do ponto de vista de grupo —, está entre as principais atribuições de qualquer professor, independentemente da faixa etária da turma e da disciplina ministrada.

Dessa forma, é possível observar aspectos como o rendimento da turma, a identificação com determinados conteúdos e formas de apresentação desses assuntos, além de padrões de comportamento.

E, se considerarmos que cada professor, muitas vezes, tem um determinado número de classes e lida com idades diferenciadas, o uso de uma plataforma pode contribuir fortemente com o aumento da eficiência na rotina de trabalho.

Em ferramentas desenvolvidas especificamente para o universo escolar, é possível elaborar relatórios de aprendizagem completos que facilitam a análise dos aspectos que indicamos acima. Assim, os docentes podem intervir com maior eficácia no processo de aprendizagem, investindo em soluções como:

  • mudanças na estratégia de ensino;
  • inserção de novos recursos em aula, de acordo com o perfil de cada turma;
  • apresentação mais objetiva de determinados conteúdos;
  • foco nos assuntos nos quais os alunos apresentam mais dificuldade;
  • ações de reconhecimento individuais e em grupo.

Comunicação facilitada com os pais

Outra excelente vantagem promovida pela adoção de uma plataforma de ensino é a possibilidade de estabelecer um canal de informações direto e personalizado com os pais dos alunos. Nesse caso, a ferramenta vai substituir os cadernos de comunicado, dando lugar a um espaço no qual é possível ter acesso a todos os boletins, grade horária e a avisos importantes — como reunião de pais e outros eventos promovidos ao longo do ano letivo.

É uma alternativa prática, rápida e bastante econômica, que possibilita os pais acompanharem, junto aos professores e à direção, a vida escolar de seus filhos. Assim, é possível conhecer a curva de aprendizado e participar de forma mais direta e consciente do processo educacional.

Como escolher o sistema ideal para a sua escola?

Depois de apresentar os principais benefícios trazidos pela implantação de uma plataforma de ensino, vamos dar algumas dicas de como escolher a ferramenta mais indicada para o perfil da sua escola.

Aposte na qualidade das plataformas

Escolher uma empresa confiável e com boas avaliações no mercado é um dos primeiros passos para que a sua escola adote com sucesso uma plataforma educacional. Nesse aspecto, é muito importante levar algumas questões em consideração.

  • O sistema oferecido pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada negócio?
  • A plataforma pode ser acessada de diferentes aparelhos — computador, tablete ou smartphone?
  • O software pode ser utilizado com facilidade pelos coordenadores, professores e pais?
  • A empresa oferece suporte especializado em caso de dúvidas ou problemas na operação?

Esses pontos podem fazer toda a diferença para uma experiência de qualidade no uso da plataforma e, por isso, merecem uma atenção especial.

Invista em uma infraestrutura adequada

Além de apostar em uma plataforma de qualidade, a estrutura disponibilizada pela escola também precisa ser compatível com a solução escolhida. Por isso, é essencial contar com bons equipamentos e uma internet rápida, a fim de garantir que o sistema funcione da forma esperada e possa ser atualizado com a frequência necessária, sem o risco de imprevistos que atrapalhem a rotina da escola.

Treine seus funcionários e o corpo docente

Por fim, mas não menos importante, conhecer todas as funcionalidades da plataforma e saber como operá-la corretamente é um fator tão indispensável quanto a escolha de um bom fornecedor e o investimento em equipamentos modernos e de alta performance.

Então, antes de colocar a plataforma em funcionamento é interessante oferecer um treinamento aos professores e demais funcionários. Assim, é possível mostrar a todos como utilizar o novo sistema e tirar as dúvidas dos pais, fazendo com que a ferramenta se torne sinônimo de praticidade e de agilidade.

Da mesma forma que o software necessita de atualização, de tempos em tempos é importante fazer uma reciclagem de conhecimentos junto a equipe da escola, bem como avaliar os principais benefícios e as dificuldades encontradas no uso dessa tecnologia no dia a dia.

E a sua escola, já utiliza alguma plataforma de ensino? Gostaria de saber mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco e aproveite para conhecer as nossas soluções em gestão escolar!

Qual é o impacto de uma plataforma de ensino nas escolas?