Plataforma Eleva e Novo Ensino Médio: o que podemos esperar?

Plataforma Eleva e Novo Ensino Médio: o que podemos esperar?
6 minutos para ler

As mudanças propostas no sistema educacional são parte importante da evolução da sociedade. Afinal, não dá para permanecer para sempre com as mesmas metodologias e conceitos. As pessoas mudam e as novas gerações trazem desafios diferentes.

A Plataforma Eleva acompanha essas movimentações e implementa inovações de acordo com essas mudanças. Uma das mais recentes está relacionada ao Novo Ensino Médio, algo que vem sendo pensado e elaborado pelo governo há um tempo.

Quer saber quais são as principais mudanças e a importância disso tudo? Conversamos com a Patrícia Paranhos, Assessora Pedagógica da Plataforma de Ensino Eleva, e contamos todos os detalhes para você a seguir!

Quais foram as mudanças recentes do Novo Ensino Médio?

Em primeiro lugar, vale saber que o Novo Ensino Médio faz parte da adequação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é a diretriz para a educação básica no Brasil.

As mudanças foram estruturais, pensando no melhor aproveitamento e na formação dos alunos. Embora a Lei 13.415 tenha sido validada ainda em 2017, todo o processo de implementação das novas ideias recebeu um prazo maior para acontecer.

A expectativa do cumprimento no período de 2020 a 2022 pode ter sido atrapalhada por causa da pandemia de coronavírus e de todas as suas consequências. Mesmo assim, esse é um objetivo a ser atingido em todo território nacional nos próximos anos.

Dentre as alterações mais significativas, temos:

  • foco no ensino técnico e profissionalizante dentro do ensino regular;
  • aumento da carga horária de 800 horas para o mínimo de 1.000 horas anuais, com intenção de chegar a 1.400 horas;
  • flexibilização do ensino com a definição dos itinerários formativos, que são conteúdos de áreas específicas que os alunos podem escolher além da formação básica definida pela BNCC;
  • desenvolvimento de projetos interdisciplinares que sejam capazes de estimular diferentes habilidades;
  • incentivo ao protagonismo dos estudantes em suas trajetórias de aprendizado;
  • permissão de professores que não tenham um diploma de licenciatura, mas “notório saber” na área em que lecionam;
  • adoção do sistema de créditos, permitindo que algumas disciplinas sejam continuadas e aproveitadas no Ensino Superior.

Em geral, são essas as grandes transformações idealizadas pelo governo para melhorar o sistema educacional brasileiro. Ou seja, instituições de ensino em todo o país precisam se adaptar e enfrentar novos desafios para proporcionar um ensino ainda melhor aos nossos jovens.

Que tipos de desafios são esperados?

Como ressalta Patrícia, “a adaptação ao novo vem sempre carregada de novos saberes e aprendizagens que fundamentam a prática”. Isso quer dizer que essas mudanças exigem estudo e preparo para que aconteçam da melhor forma possível, superando os desafios encontrados.

É natural que surjam questionamentos e dificuldades nesse caminho. Por exemplo, a formação dos professores para lidarem com essa nova realidade deve ser uma preocupação de todos.

Além disso, existem fatores como o sistema de avaliação dos alunos e a oferta das atividades complementares. E, claro, o fato de ter que estruturar a oferta da educação em tempo integral.

De que formas a Plataforma Eleva se adaptou a essa nova realidade?

A Eleva acompanha de perto todo esse movimento e não poderia deixar de adaptar sua ferramenta de acordo com as novas diretrizes da BNCC. Por isso, novos materiais estão sendo integrados, tanto de formação básica quanto dos itinerários formativos.

Cada área do conhecimento vai ter duas opções de itinerários, considerando os temas e as profissões mais procuradas no mercado. As trilhas podem ser personalizadas, o que garante que a construção da aprendizagem seja acompanhada de perto pelos professores e gestores pedagógicos.

Ainda na modalidade flexível, que é aquela que pode ser escolhida pelos estudantes, Patrícia aponta como novidade a oferta de disciplinas eletivas e o Laboratório de Inteligência de Vida (LIV) — para atender à demanda do desenvolvimento de um projeto de vida para cada aluno.

Os recursos oferecidos pelo Plataforma Eleva são baseados em metodologias inovadoras, que conciliam o uso da tecnologia com o processo de aprendizado para garantir resultados ainda melhores.

Nosso time é altamente capacitado e preparado para lidar com os desafios atuais da educação, sendo formado, inclusive, por profissionais que têm experiência direta com a transformação de vidas na sala de aula. Ou seja, são pessoas que conhecem todos os desafios práticos.

Como as novas gerações representam os “nativos digitais”, ter esse tipo de ferramenta certamente é um fator de diferenciação para as escolas. Os alunos têm a chance de aprender de forma mais interativa e lúdica, a exemplo da gamificação dos conteúdos assimilados e da promoção da interdisciplinaridade a partir de conexões entre diferentes temas.

O que os gestores e professores podem esperar?

Sem dúvidas, um suporte diferenciado para colocar em prática as mudanças do Novo Ensino Médio e continuar oferecendo uma educação de alta qualidade.

A excelência acadêmica é uma prioridade para a Eleva Educação, no propósito de ajudar todos os parceiros a passarem por essa transição com segurança e tranquilidade.

Vencer os desafios do período de adaptação fica mais fácil quando existem recursos disponíveis para engajar os estudantes. Todos os materiais são desenvolvidos com base nas competências da BNCC, mas pensando também na expansão da sala de aula.

As atividades abrangem não só a parte educacional obrigatória como a formação da cidadania. Essa é uma questão muito importante no mundo atual, visto que as habilidades comportamentais são tão valorizadas quanto as competências técnicas. O desenvolvimento integral dos jovens acaba abrindo portas para que eles tenham sucesso na vida pessoal, acadêmica e profissional.

Patrícia lembra ainda que a Eleva oferece assessoria pedagógica para contribuir na formação dos professores, sendo uma parte fundamental de toda essa estruturação. Para completar, a solução envolve sistema de avaliação personalizado, banco de questões, videoaulas e materiais complementares sobre as disciplinas específicas e atualidades.

Enfim, a Plataforma Eleva é realmente um recurso totalmente atualizado e capaz de fazer a diferença na educação das novas gerações, especialmente daquelas que estão vivendo esse momento de transição para o modelo do Novo Ensino Médio.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa plataforma de educação e todos os seus diferenciais para a adoção do Novo Ensino Médio!

Plataforma Eleva e Novo Ensino Médio: o que podemos esperar?