Conheça as possibilidades da Plataforma Eleva para o ensino médio

ensino médio
6 minutos para ler

A Plataforma Eleva para o ensino médio traz diversas funcionalidades criadas com o objetivo de atender às necessidades específicas dessa etapa. Ela considera as maiores dificuldades de educadores e alunos para oferecer soluções precisas e eficazes.

Uma das maiores preocupações da direção escolar em relação ao ensino médio, de acordo com o Instituto Data Popular, é preparar os estudantes para exames vestibulares e o ingresso no mercado de trabalho.

Isso é particularmente complicado diante da presença de estudantes com interesses, necessidades e dificuldades distintas na mesma sala de aula, dos desafios trazidos pelos avanços tecnológicos, da adequação às novas regras da BNCC para essa etapa, entre outras questões.

Entretanto, há diversas maneiras de lidar com esses desafios. Entenda a seguir quais são as principais dificuldades do ensino médio para escolas e professores e entenda como a Plataforma Eleva contribui para solucioná-las.

Quais são as dificuldades do ensino médio?

De acordo com Andressa Fonseca, assessora pedagógica da Plataforma Eleva, um dos principais desafios da escola no século XXI é lidar com os diferentes perfis dos alunos e as mudanças constantes.

Ela explica que, “quando pensamos na escola do século XXI, não podemos deixar de identificar que uma de suas principais características é sua heterogeneidade, bem como sua faceta ‘metamórfica’, sempre em mudança. Em uma sala de aula que requer adaptações constantes, em especial às novas demandas dos estudantes das gerações Z e Alfa, existem vários desafios.”

Andressa acredita que, no caso dos professores, o maior desafio é justamente se adaptar. “Temos um ambiente onde existem diversos modos de aprendizagem e variadas necessidades. Trabalhar com diferentes metodologias e recursos tecnológicos e ter capacidade de adaptação é, sem dúvida, o maior desafio para um educador hoje.”

No caso dos estudantes, a assessora pedagógica aponta que a maior dificuldade é eles se engajarem nas aulas e nos estudos diante de tantos recursos digitais facilmente acessíveis, como redes sociais, aplicativos e jogos.

Além disso, eles estão em uma fase da vida cheia de mudanças e responsabilidades, perto de começar a vida adulta, o que requer bastante amadurecimento e põe em evidência a necessidade do desenvolvimento integral. Esse processo é bastante difícil para alguns adolescentes, mas a escola pode contribuir para torná-lo um pouco menos turbulento.

Conheça as possibilidades da Plataforma Eleva para o ensino médioPowered by Rock Convert

Como a Plataforma Eleva desenvolve projetos educacionais para o ensino médio?

Para atender às necessidades de alunos e educadores, a Plataforma Eleva oferece diversos recursos pedagógicos. Alguns deles são:

  • material didático contextualizado — usa a linguagem dos alunos para aprimorar a comunicação com eles, facilitando a compreensão. Em vários módulos voltados à 3ª série do ensino médio há QR codes com videoaulas complementares;
  • simulados formativos — preparam os alunos para as provas de vestibulares nacionais;
  • projetos interdisciplinares (STEAM) — propõem reflexões atuais;
  • plataforma adaptativa on-line — adapta-se às necessidades dos alunos e disponibiliza mais de 2.000 videoaulas teóricas e de exercícios. Pode ser acessada pelo site e pelo aplicativo Eleva Digital;
  • projeto Atualidades — traz textos sobre assuntos pertinentes ao momento em que vivemos e propostas de redação, por exemplo.

Além disso, a Plataforma Eleva oferece recursos específicos para os vestibulandos. Segundo Andressa, o objetivo é prepará-los tanto para as grandes provas nacionais como para as regionais e locais.

Entre os recursos, Andressa destaca:

  • o uso da TRI (Teoria de Resposta ao Item) na correção dos simulados, que apresenta um relatório completo da performance dos alunos;
  • o banco de questões de vestibulares de todo o país na plataforma on-line;
  • os vídeos de professores que mostram as melhores abordagens e dicas;
  • os materiais criados exclusivamente para provas militares;
  • a coleção Livro Enem, em que a prova de cada área de conhecimento é examinada em detalhes;
  • a equipe exclusiva de corretores de redação on-line para auxiliar os alunos.

Essas funcionalidades podem ser usadas de diversas maneiras, tanto na sala de aula como em casa. Além disso, cada escola determina como incluir simulados, projetos interdisciplinares e atualidades em seu currículo.

Quais são as vantagens de usar a Plataforma Eleva para o ensino médio?

Considerando todos os recursos oferecidos pela Plataforma Eleva para o ensino médio, os alunos, os educadores e a escola obtêm vários benefícios. Descubra alguns deles.

Contribui para o crescimento da escola

De acordo com Andressa, pesquisas internas mostraram que 80% das escolas do grupo Eleva Educação cresceram no ranking nacional do Enem. Além disso, 86% das escolas que são parceiras desde 2015 cresceram no número de alunos.

Oferece suporte a profissionais que atuam em diversas áreas da escola

A Plataforma Eleva não ajuda apenas professores e alunos. Andressa explica que, por meio de uma proposta pedagógica sólida e dos recursos atualizados, a Eleva dá um grande suporte a seus parceiros, tanto administradores, diretores e coordenadores de escolas como professores.

No caso dos educadores, inclusive, há uma equipe de formação continuada para auxiliá-los nos desafios do século XXI. O Eleva A+ disponibiliza para eles manuais e vídeos sobre desenvolvimento profissional e promove encontros pedagógicos voltados à discussão de temas relevantes.

Possibilita implementar o ensino individualizado

Ao usar uma plataforma de ensino adaptativa como a oferecida pela Plataforma de Ensino Eleva, é possível promover o ensino personalizado, que respeita as diferenças dos alunos, buscando atender às necessidades individuais deles.

Afinal, nesse ambiente virtual, cada estudante consegue se desenvolver em seu próprio ritmo e os professores têm acesso a recursos para acompanhar os discentes.

Algumas das vantagens dessa abordagem são a melhora do desempenho dos alunos, o aumento da motivação e do engajamento e a otimização do trabalho do professor, que consegue identificar com precisão as necessidades e dificuldades de seus alunos para propor atividades apropriadas.

Melhora o desempenho dos alunos nos vestibulares

Além de suprir as necessidades particulares de cada estudante, a Plataforma Eleva para o ensino médio ajuda a manter uma rotina de estudos adequada. Isso, segundo Andressa, é indicado por pesquisas internas como um dos fatores que contribuem para a melhora da performance dos alunos nos vestibulares.

Diante de tantos desafios — alguns naturais nessa etapa do ensino e outros característicos da atualidade —, educadores, estudantes, diretores e coordenadores de escolas são bastante beneficiados pelo uso da Plataforma Eleva para o ensino médio.

Agora que você conhece as funcionalidades e as vantagens de usar a Plataforma Eleva no ensino médio, entre em contato conosco para obter mais informações e entender como ela pode ser implementada em sua escola.

Conheça as possibilidades da Plataforma Eleva para o ensino médioPowered by Rock Convert