Projeto de Vida no Novo Ensino Médio: o que é e como implementar?

Projeto de Vida no Novo Ensino Médio: o que é e como implementar?
6 minutos para ler

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de sua reformulação recente, trouxe o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio como o eixo sobre o qual as escolas devem organizar suas práticas e metodologias pedagógicas. Para isso, a equipe educativa deve estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para atingir os objetivos de aprendizagem estipulados pela BNCC. 

Isso porque o processo formativo precisa auxiliar os alunos a refletir sobre o sentido e os diferentes significados da vida social e profissional. Por meio de um trabalho bem estruturado, a instituição escolar pode planejar o ano letivo, priorizando a valorização das experiências e das demandas dos estudantes, a fim de obter melhores resultados de desempenho.

Para entender mais sobre o assunto, acompanhe a seguir e confira o que é e como implementar o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio da melhor forma.

Saiba o que é o Projeto de Vida da BNCC

O Projeto de Vida instituído pela BNCC oferece a possibilidade de as escolas enxergarem os estudantes em sua integralidade. Isso permite que a equipe pedagógica compreenda os diferentes aspectos de personalidade, habilidades e competências dos estudantes, e realize o planejamento da formação educativa de maneira a contemplar a autonomia e a solidariedade. 

Assim, o Projeto de Vida propõe práticas mais inclusivas e que diferenciem o currículo, principalmente com o intuito de reverter a situação de exclusão histórica que contribui para a marginalização de determinados grupos. Dessa forma, o Projeto de Vida deve contar com avaliações periódicas que identifiquem os índices de cooperação, interação, felicidade e comunicação, por exemplo.

Tais informações são essenciais para que a coordenação de ensino elabore metodologias mais eficientes e pautadas sobre objetivos específicos da aprendizagem. Propor ações para que os jovens se questionem sobre o seu futuro profissional, sobretudo no Ensino Médio, é essencial para desenvolver e ter melhores resultados sobre os aspectos cognitivos e socioemocionais dos alunos.

A projeção para o mundo do trabalho, por exemplo, é um dos maiores focos do Projeto de Vida da BNCC. A escola tem o papel de mediar e contextualizar os estudantes em relação à escolha das profissões mais adequadas, de acordo com o perfil e os interesses de cada adolescente. Para isso, a instituição de ensino deve se organizar e pautar o currículo de maneira a priorizar as diretrizes instituídas pelos órgãos oficiais de educação, tanto para beneficiar a formação educativa quanto para atender à BNCC.

Entenda como o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio funciona

O Projeto de Vida aplicado ao Novo Ensino Médio é um complemento importante para a personalização do ensino. Com isso, a escola cria uma cultura e oferece a oportunidade para que os alunos se dediquem ao desenvolvimento de interesses próprios e à busca de metas pessoais, contando com o apoio e a orientação de educadores.

Assim, a instituição escolar ajuda os jovens a entender o contexto que os cerca e incentiva-os a refletir sobre as consequências de suas ações. Dessa forma, o Projeto de Vida vai muito além dos limites da escola, sendo essencial para o aperfeiçoamento social e intelectual dos adolescentes.

Os professores, em conjunto com a família e os coordenadores educacionais, devem articular suas práticas para que a inovação ocorra de forma mais espontânea. Nesse sentido, é preciso ir além das necessidades acadêmicas e focar também no desenvolvimento integral, auxiliando o progresso dos estudos em diferentes dimensões.

Sendo assim, os educadores podem trabalhar temas que são benéficos para a trajetória dos alunos, como a autonomia, a estabilidade emocional, a sociabilidade e a curiosidade. Os projetos e as atividades extracurriculares, por exemplo, auxiliam a integração das inúmeras áreas do conhecimento, e permitem a personalização do ensino. Isso ajuda os adolescentes a identificar e traçar seus principais anseios de vida, e a encontrar meios para colocá-los em prática.

Ou seja, o Projeto de Vida da BNCC está totalmente vinculado à transformação social no âmbito escolar. Assim, quando o processo de aprendizagem é baseado nas necessidades, objetivos e metas dos estudantes, a instituição de ensino consegue aperfeiçoar sua prática e atua no sentido de trabalhar competências e habilidades importantes para a vida pessoal e profissional do jovem.

Confira quais são as etapas de implementação do Projeto de Vida

O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio se baseia em reflexões, vivências e conhecimentos que permitem desenvolver algumas dimensões da vida do estudante. O aspecto pessoal, social e profissional, por exemplo, são trabalhados por meio de atividades que desenvolvem o senso de responsabilidade, os valores e a ética.

Para implementar o Projeto de Vida na escola, a equipe pedagógica deve oferecer ferramentas e recursos para que os adolescentes transformem suas ideias em objetivos concretos e alinhados aos seus maiores propósitos. Com o auxílio de um plano de ação, a coordenação pode estabelecer metas e estratégias para viabilizar o planejamento e, com isso, atender às diretrizes da BNCC.

O plano de ação deve ser atualizado constantemente para que os alunos consigam refletir, dialogar e tomar decisões sobre seus projetos pessoais. Além disso, a participação da família é fundamental para o desenvolvimento estudantil, social e profissional, pois a inclusão dos pais aumenta o engajamento e fortalece a identidade e a busca do conhecimento pelos jovens.

Grande parte das decisões e escolhas mais relevantes ocorrem, justamente, no Ensino Médio. Dessa forma, os currículos escolares devem ser construídos de forma a contemplar os principais objetivos instituídos pela BNCC para que os resultados no ambiente de ensino sejam cada vez mais positivos. 

Para isso, é imprescindível que os educadores sejam devidamente orientados pela coordenação pedagógica, a fim de formular atividades e aulas que cumpram com as metas do Projeto de Vida. Além de proporcionar vivências e experiências valiosas, a escola ainda atua como impulsionadora do desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo de aprendizagem.

O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio, quando bem planejado, oferece contribuições significativas para o processo formativo. O indicado é que a equipe educativa formule seu plano de ação se baseando tanto no levantamento das necessidades escolares quanto nas diretrizes instituídas pela BNCC para ter mais chances de potencializar a vida estudantil, social e profissional dos jovens.

Gostou do conteúdo? Quer conhecer mais sobre as soluções da Plataforma de Ensino Eleva? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!