6 tecnologias para serem utilizadas em sala de aula

6 tecnologias para serem utilizadas em sala de aula
6 minutos para ler

O uso da tecnologia em sala de aula é uma iniciativa cada vez mais comum, o que se deve aos inúmeros benefícios que oferecem à toda a comunidade escolar. E quando falamos em ‘’sala de aula’’, não estamos nos referindo apenas ao espaço físico, uma vez que a inovação e suas ferramentas permitem que os processos de aprendizagem também ocorram em outros lugares, como a própria casa do estudante.

De acordo com uma pesquisa do Comitê da Internet no Brasil, de 2018, 76% dos educadores utilizam recursos tecnológicos nas atividades de ensino. Quando fazem parte de um planejamento sólido e com propósito, essas ferramentas são capazes de despertar o interesse dos alunos sobre os conteúdos lecionados, aumentar o engajamento da turma, além de facilitar o compartilhamento de conhecimentos, o que abre espaço para novas formas de ensino-aprendizagem, uma vez que também estimulam a criatividade.

Quer saber mais? Neste post, vamos apresentar algumas das principais tecnologias educacionais e os seus benefícios para as escolas. Confira!

Material interativo

Os materiais interativos, como é o caso dos livros digitais, estão ganhando popularidade nas instituições de ensino brasileiras. Isso se deve ao fato de serem modernos, práticos, leves e caírem no gosto dos estudantes da geração atual, que desde criança já está inserida no universo dos computadores e videogames.

Além disso, essa tecnologia se destaca por permitir a exploração de recursos que ultrapassam experiência obtida quando se lê um livro didático impresso. Afinal, os textos podem ser complementados com animações, áudios, mapas interativos, simulações, links e softwares que contextualizam o conteúdo e ajudam o aluno a se aprofundar no assunto.

Dispositivos de uso individual

Há algumas décadas, o uso de computadores nas escolas era algo raro e que gerava custos altos. Na atualidade, com a grande disponibilidade dos recursos digitais, muitas instituições de ensino já investem em dispositivos de uso individual, como tablet ou laptop.

Ao utilizar esses recursos, os estudantes podem abrir arquivos e acompanhar o que o professor está falando diretamente na sua tela, além de fazer testes on-line. Com isso, as atividades ganham praticidade e a escola também economiza com a impressão de papéis, sendo mais sustentável.

Filmes e vídeos educativos

Ficar horas sentado e prestando atenção apenas no que o professor está falando pode se tornar maçante, fazendo com que o estudante se disperse e não preste atenção na aula. Diante disso, é essencial trazer recursos adicionais para a sala, que consigam despertar a curiosidade e interesse dos alunos.

Nesse sentido, alguns dos recursos simples, mas funcionais, são os filmes e vídeos educativos que podem ser apresentados no decorrer das aulas. Com esse formato de conteúdo, as crianças e adolescentes podem aprender por meio do entretenimento, de forma leve e com espaço para dialogar sobre os temas assistidos.

Equipamentos de realidade virtual e realidade aumentada

É normal que os educadores tenham dificuldades para ilustrar alguns conteúdos, principalmente quando estes apresentam processos muito específicos, como é o caso de uma reação química. Porém, deixar de exemplificar esse tipo de conteúdo com o máximo de detalhes pode prejudicar a compreensão dos discentes, e é aí que entram em cena os equipamentos de realidade virtual, que possibilitam uma imersão no tema, com imagens em movimento — fator que favorece a aquisição do conhecimento.

Já a realidade aumentada consiste na integração do mundo virtual com as atividades cotidianas. Nesse contexto, os conteúdos podem ser visualizados a partir de códigos únicos e que resultam em experiências de aprendizado incríveis, transpondo até mesmo os limites da sala de aula.

De modo simplificado, os objetos comuns do mundo real são ampliados milhares de vezes com base na informação perceptiva visual, auditiva e olfatória criada por computadores. Ao posicionar a câmera do celular sobre uma imagem histórica, por exemplo, o aluno pode obter uma série de dados sobre o acontecimento.

Chatbots para esclarecimento de dúvidas

Nem sempre o aluno vai ter uma dúvida enquanto está na sala de aula e na presença do professor, pode ser que surjam questionamentos durante os estudos realizados em casa. Diante disso, é importante que a escola ofereça mecanismos que ajudem os estudantes a esclarecer suas indagações, com os chatbots que dão assistência a qualquer momento.

Em resumo, o chatbot é um programa de computador que simula um ser humano em uma conversa on-line. É possível programar esse recurso para responder questionamentos comuns sobre uma disciplina ou conteúdo via texto ou voz. Dessa forma, a solução presta um suporte dinâmico e rápido, contribuindo para a qualidade e evolução do aprendizado dos discentes.

Robótica

A robótica é uma área de conhecimento que aborda o funcionamento de sistemas mecânicos automáticos, que podem ser controlados a partir de circuitos elétricos integrados em suas estruturas. Com a implementação de aulas de robótica, a instituição de ensino incentiva o aprendizado investigativo, o aspecto intuitivo, o raciocínio lógico e a capacidade de criação por meio de projetos que envolvam tarefas lúdicas e práticas.

Geralmente, as aulas de robótica são interdisciplinares, ou seja, utilizam os conhecimentos trabalhados em matérias diferentes, como matemática e física. Um dos seus maiores benefícios é estimular os alunos a desenvolver os seus próprios projetos, cooperar com a sua equipe, solucionar problemas de forma inovadora e colocar em prática o que aprendeu nas aulas teóricas.

A implementação da tecnologia em sala de aula é uma proposta que tem crescido a passos largos, as instituições de ensino que não querem se tornar defasadas precisam ficar de olho nas tendências tecnológicas voltadas para a área da educação.

Pode-se concluir que as novas tecnologias enriquecem os processos de aprendizagem, haja vista que deixam as aulas mais dinâmicas, interessantes e atrativas. Isso porque o uso de recursos atuais e que fazem parte do dia a dia do público jovem aguça a percepção dos alunos, melhorando a interpretação, engajamento, participação e assimilação dos conhecimentos.

Diante disso, a Plataforma Eleva Educação é uma grande aliada para as escolas, pois oferece tecnologias para que os educadores otimizem o planejamento das aulas, disponibiliza materiais contextualizados e atuais, permite um ensino individualizado e que, portanto, contempla as necessidades específicas de cada estudante.

Quer modernizar a experiência de aprendizagem dos seus alunos? Entre em contato com a Plataforma Eleva Educação e conheça as nossas soluções agora mesmo!