Relatório individual do aluno: como funciona na plataforma Eleva

Relatório individual do aluno: como funciona na plataforma Eleva
8 minutos para ler

O relatório individual do aluno é uma ferramenta já muito conhecida por profissionais de educação infantil, mas pouco difundida nas demais séries. O documento registra toda a trajetória de aprendizagem do estudante e oferece caminhos para solucionar seus problemas, por meio de uma análise do seu dia a dia.

Pensando nisso e nas dificuldades enfrentadas por muitos educadores na administração escolar, o Eleva desenvolveu uma nova funcionalidade dentro da sua plataforma de ensino: o Painel do Aluno.

Para conhecer mais sobre como funciona essa ferramenta e quais os benefícios que ela traz para a prática pedagógica, conversamos com João Pedro Senna, User Experience e Designer que participou da criação do Painel. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o Painel do Aluno?

O Painel do aluno é uma nova funcionalidade da plataforma Eleva. É um relatório com um parecer descritivo que mostra como está o desempenho do estudante ao longo do seu período escolar. Registra, basicamente, toda a vida escolar do aluno: boletim, desempenho, dados de uso do portal, tempo de visualização do canal Eleva, histórico de ocorrências, atestado médico e análise comportamental.

O produto ainda inclui dados sobre a vida do estudante fora da escola, pensando também sua função social. “É a parte que chamamos de anamnese, que são os pais que respondem. Temos dados como: com quem o aluno mora, como é sua relação com a família, se ele tem algum hobby, se pratica atividade física, se teve alguma dificuldade no colégio anterior, como é o sono dele, se é ansioso e qual a profissão pretendida. Enfim, uma série de informações valiosas”, explica João Pedro Senna.

O relatório serve de “norte” para que os professores e demais profissionais de educação consigam entender uma série de fatores que afetam o dia a dia do estudante. A partir disso, é possível traçar algumas hipóteses e considerações para orientar aquele aluno da melhor maneira possível.

Uma grande vantagem do uso do relatório individual do aluno é que ele funciona como um arquivo sobre a vida do estudante, que poderá ser muito útil para os professores nos anos seguintes. Dessa forma, esse instrumento de avaliação acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo dos anos.

Como o Eleva desenvolveu essa nova funcionalidade?

O foco do Painel é oferecer ao coordenador pedagógico insumos para ele conhecer cada aluno profundamente. Muitas vezes, no seu dia a dia, esse profissional é envolvido em uma série de tarefas e funções que o afasta um pouco da convivência com o estudante.

“Hoje, o que acontece na prática é que os alunos que apresentam um desempenho ruim, ou aqueles que estão se destacando, são os que recebem maior atenção. Mas a grande maioria, cerca de 70% da classe que está no meio entre essas duas pontas, fica sem atenção, porque normalmente o educador precisa apagar uma série de incêndios no seu dia a dia”, completa Senna.

Agora, com o Painel do Aluno, o coordenador tem em mãos todas as informações necessárias para entender cada estudante individualmente e atendê-lo de forma mais personalizada e focada nos seus problemas e dúvidas. Além disso, o educador consegue desenvolver metodologias para ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem.

“O nosso lema é tecnologia que humaniza. A ideia é que, com poucos cliques, o profissional consiga entender uma série de informações que aconteceram no dia a dia do aluno, traçar algumas hipóteses, levando em consideração os dados que o painel disponibiliza e usar sua sensibilidade como pedagogo para conversar e orientar aquele aluno”, acrescenta Senna.

Por meio do Painel, em poucos minutos, o coordenador tem uma visão mais profunda sobre todos os aspectos que afetam o dia a dia do estudante. Isso permite entender não apenas o motivo dele tirar notas baixas, mas quais ações impactaram a vida do aluno que o levaram a uma baixa escolar ou a um comportamento ruim.

Como esse relatório é abastecido?

O relatório individual do aluno é integrado a todas as outras funcionalidades da plataforma Eleva. Dessa forma, o painel contém dados sobre o uso do canal, frequência de atividades, desenvolvimento em cada matéria e resultados dos simulados e provas. Além disso, os coordenadores e pais também acrescentam informações por meio de um formulário para enriquecer o arquivo.

No dia a dia, os professores podem verificar o nome completo, matrícula e CPF de cada estudante e entender como está o desenvolvimento dele, como também pode colocar pequenas notas sobre o comportamento em sala de aula, se o estudante teve alguma dificuldade, se apresentou alguma atitude fora do comum etc.

Todas esses dados em conjunto permitem que o coordenador faça análises do tipo: o aluno X está indo mal em matemática, mas há várias ocorrências de bagunça em sala e conversa durante a aula; ou o aluno Y está indo mal em matemática, mas tem um bom comportamento em classe e realmente está com dificuldade de acompanhar a turma.

Essas respostas são úteis para que a escola consiga ter ações mais proativas na vida do estudante, como sugerir aulas de reforços, chamar os pais para conversar e entender se o aluno está com algum problema em casa. Também permitem ao coordenador fazer correlações sobre o aluno e dar uma atenção para o que realmente está afetando o desempenho emocional e escolar dele.

“A tecnologia consegue gerar uma série de dados que o ser humano, normalmente, não tem tanta facilidade, pela quantidade de informações no seu dia a dia, mas ninguém melhor que o próprio educador para analisar esses dados e chegar a uma conclusão humanizada. Portanto, fica mais fácil para o coordenador, que já tem esse know-how de lidar com criança, chegar a uma conclusão do porquê aquele aluno está passando por aquilo, baseado nas informações do painel, e ter uma abordagem mais próxima do estudante. ”, explica Senna.

Quais são os benefícios do Portal do Aluno para a rotina pedagógica?

O Portal do Aluno enriquece a prática pedagógica da escola como um todo. O uso dessa ferramenta abre espaço na rotina dos professores e coordenadores para outras atividades e possibilita ao educador ter mais conhecimento sobre seus alunos. A seguir, listamos algumas vantagens de utilizar esse painel na sua escola. Confira!

Conhecer os alunos a fundo

Dados são observações documentadas, ou seja, não são “achismos”. Eles oferecem orientações e indicadores que permitem ao educador compreender aquele estudante com base em percepções que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia. Com dados, a escola consegue despersonificar resultados padrões e criar uma relação muito mais individual, personalizada e colaborativa, aumentando o aprendizado dos alunos.

Registro do dia a dia escolar

Para a rotina escolar, é muito importante ter registradas todas as ocorrências. Essas informações ajudam o coordenador a entender pontos de melhoria, conhecer onde estão as dificuldades dos estudantes e desenvolver novas metodologias. Portanto, com o relatório individual do aluno, a escola ganha conhecimento sobre uma série de aspectos e peculiaridades que afetam o desempenho dos alunos.

Segurança das informações

Você já deve ter percebido o quanto as informações são fundamentais para uma melhor gestão educacional, certo? Por isso, ter todos esses dados em um local seguro, como a nuvem ou um sistema, é muito importante, pois permite que as informações fiquem protegidas, possibilitando usos futuros. Além disso, por meio da plataforma, é possível filtrar os dados de acordo com a necessidade, otimizando o tempo do coordenador.

O Painel do Aluno é um documento que deve ser utilizado para construir o histórico escolar. Portanto, não é somente o ato de produzir um relato sobre a vida do estudante, é transcrever tudo aquilo que pode ser observado dentro e fora da sala de aula. Dessa maneira, por meio do painel do Eleva, todos os profissionais terão acesso a um conteúdo consistente que descreva as habilidades e dificuldades dos alunos de forma objetiva, clara e rápida.

Para conhecer mais sobre a plataforma de ensino Eleva. Acesse nosso site e entre em contato com a gente!

Relatório individual do aluno: como funciona na plataforma Eleva