Confira 5 dicas para otimizar a rotina escolar em casa

Confira 5 dicas para otimizar a rotina escolar em casa
6 minutos para ler

Tendo em vista as medidas de contenção adotadas com o objetivo de desacelerar a propagação do novo coronavírus, as escolas brasileiras suspenderam as aulas presenciais temporariamente. Então, todos os membros da comunidade escolar têm enfrentado desafios para manter a rotina escolar em casa.

Nesse contexto, muitas escolas estão utilizando o ensino a distância para reduzir os impactos do isolamento social na educação e evitar a interrupção do processo de ensino-aprendizagem.

Diante da necessidade de se adaptar rapidamente a essa situação, educadores, pais e responsáveis por estudantes precisam ter um diálogo aberto, ajudando-se mutuamente para garantir que as crianças e os adolescentes continuem aprendendo e se desenvolvendo.

Neste post, você entenderá a importância de manter a rotina escolar em casa e conhecerá cinco dicas de como otimizá-la, seja para transmitir as informações aos pais de alunos, seja para adotá-las em seu lar e melhorar o dia a dia de seus filhos.

Qual é a importância de manter a rotina escolar em casa?

Além de garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, manter uma rotina escolar saudável e produtiva durante o período de isolamento social ajuda as crianças e os adolescentes a passarem por esse momento de modo mais tranquilo.

Afinal, isso transmite a eles a sensação de normalidade, uma vez que terão um período pré-definido para estudar assim como ocorre na escola quando as aulas são presenciais.

Ter uma rotina organizada e equilibrada também evita que os alunos se estressem, pois os momentos de estudos e brincadeiras ficam bem delimitados. Por consequência, eles aproveitam melhor cada parte do dia e as sessões de estudo, o que tem reflexos positivos no desempenho escolar e no bem-estar das crianças.

Como otimizar a rotina escolar em casa?

A seguir, veja as nossas cinco dicas para otimizar a rotina escolar em casa e garantir que ela seja eficiente.

1. Defina horários

Estabelecer os horários de estudo e outras atividades do dia a dia é indispensável para ter uma rotina escolar eficaz. Assim, os alunos não ficam sobrecarregados, porque há um momento específico para realizar cada atividade, e eles têm ciência disso.

Além disso, o planejamento pode ajudá-los a se prepararem para manter a concentração durante as sessões de estudo. Consequentemente, eles tirarão maior proveito desses momentos e assimilarão melhor os conteúdos.

Uma boa ideia ao definir o cronograma é utilizar os mesmos horários das aulas presenciais para os estudos e distribuir outras atividades, educativas ou não, nas horas restantes, lembrando-se de definir pausas para descanso e refeições. Isso pode fazer com que a mudança pareça menos brusca para as crianças e os adolescentes.

Confira 5 dicas para otimizar a rotina escolar em casa

2. Aproveite os momentos das refeições

Em se tratando de alimentação, você provavelmente sabe como é importante garantir que as refeições sejam saudáveis, incluindo uma boa variedade de frutas, verduras, legumes e líquidos (água, sucos naturais, chás). Isso permite que as crianças cresçam saudáveis e reforça sua imunidade, algo ainda mais relevante considerando que estamos em meio a uma pandemia.

Entretanto, já parou para pensar que a hora de almoçar, lanchar e jantar envolve mais do que apenas se alimentar? Esses momentos podem ser aproveitados para estreitar os laços familiares, especialmente agora, que os pais estão passando mais tempo em casa. Então, determine o local e os horários das refeições e planeje-se para estar presente.

3. Estimule a realização de atividades extracurriculares

Nos horários em que as crianças e os adolescentes não estiverem estudando, proponha atividades extracurriculares, tomando o cuidado de incluir brincadeiras que sejam educativas e equilibrá-las com momentos totalmente livres.

De acordo com os interesses e a idade dos filhos, os pais podem sugerir momentos para desenhar, pintar, ouvir música, assistir a um filme, praticar língua estrangeira, fazer jogos em família, ler um livro etc. Há vários recursos na internet que trazem ideias interessantes de atividades educativas, como o TEC em casa.

Por meio de videoaulas gratuitas disponíveis no YouTube, esse projeto mostra atividades práticas que podem ser feitas usando materiais comuns. Assim, as crianças e os adolescentes aprendem conceitos de ciências e tecnologia ao mesmo tempo em que os aplicam.

4. Conte com a tecnologia

A tecnologia é uma das melhores aliadas durante a quarentena. Permita que seus filhos façam videochamadas com outros membros da família, amigos e colegas, joguem videogame, naveguem pela internet. Certifique-se de que essas atividades sejam realizadas por períodos limitados e sob supervisão.

Recursos tecnológicos também podem ser usados como complementos das aulas. Jogos educacionais, videoaulas, aulas transmitidas ao vivo pela internet, exercícios e avaliações online podem ser propostos pela escola. Então, garanta que as crianças tenham acesso aos recursos necessários para participar deles e estimule seu envolvimento.

5. Incentive os alongamentos

A saúde física não deve ser negligenciada por causa das medidas de isolamento social. Segundo informações da OMS, atividades físicas são benéficas para o corpo e a mente. Aliadas a boas noites de sono, elas contribuem para o bem-estar das crianças, ajudando a prevenir a obesidade infantil e outras doenças no futuro.

Se você mora em um local onde não há espaço para a prática de atividades físicas durante a quarentena, uma alternativa viável é incentivar seus filhos a fazerem alongamentos ou ioga para crianças. No YouTube, por exemplo, é possível encontrar sugestões de movimentos fáceis e seguros, que os próprios pais podem ajudar os pequenos a fazer.

Como a Eleva Educação pode ajudar?

A Eleva Educação oferece soluções que consideram as especificidades do ensino a distância e visam desenvolver tanto competências acadêmicas como habilidades socioemocionais. Para isso, ela disponibiliza uma plataforma adaptativa com materiais completos, atualizados e contextualizados que abrangem todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, além de recursos que otimizam a rotina dos educadores e alunos, como agenda e plano de estudos. Assim, as ferramentas da Eleva são bastante úteis na organização da rotina escolar, seja realizada presencialmente, seja a distância durante o isolamento social.

Como mostramos ao longo deste artigo, por meio de algumas dicas simples, é possível otimizar a rotina escolar em casa e, assim, garantir que as crianças e os adolescentes tenham um bom aproveitamento no processo de aprendizagem apesar dos desafios trazidos pela pandemia de COVID-19.

Visite o nosso site e conheça mais sobre as soluções da Eleva Educação.

Confira 5 dicas para otimizar a rotina escolar em casa