Sabia que é possível inovar na escola? Confira aqui!

Sabia que é possível inovar na escola? Confira aqui!
6 minutos para ler

O setor da educação está passando por diversas transformações, ocasionadas pelo surgimento de novas tecnologias e de diferentes metodologias de ensino. Uma das melhores formas de inovar na escola é por meio da adoção de uma nova abordagem do grupo pedagógico diante da disponibilização de ferramentas de ensino.

Para que as mudanças sejam eficientes e tenham potencial de melhorar o engajamento dos alunos, você pode contar com plataformas online, games e outros recursos capazes de tornar a escola um ambiente mais interessante e inovador. Se você também quer transformar a experiência de seus alunos, continue a leitura e confira nossas dicas!

Qual a importância de inovar na escola?

A inovação é essencial para ter boas ferramentas, atrair a atenção dos alunos e conseguir ajudá-los no processo de aprendizado. Por meio de recursos tecnológicos e inovadores, é possível tornar a aula mais interessante e repassar os conteúdos de modo mais simples e didático.

Além disso, a inovação pode gerar outros benefícios, como o desenvolvimento de novas habilidades para você e para os seus alunos, maior autonomia para os estudantes — que se tornam os protagonistas de seu desenvolvimento — e a garantia de que todos se sintam motivados a aprender.

Como inovar na escola?

Existem algumas boas formas de inovar nas aulas e garantir que os alunos sejam mais participativos e melhorem sua performance escolar. Quer saber quais são essas alternativas de como inovar na escola? Confira mais abaixo!

Explore as redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos alunos. Por isso, devem ser utilizadas de forma a melhorar a interação entre mestres e estudantes. Desse forma, você vai conseguir fazer parte da vida do aluno e ajudá-lo a conquistar conhecimentos valiosos para o futuro.

Você pode utilizar essas ferramentas, por exemplo, a fim de criar grupos ou páginas que melhorem a comunicação e facilitem o repasse de materiais, de modo a ajudar os jovens a assimilar melhor os conteúdos.

Assim, compartilhar links de notícias ou informações importantes que mostram aplicações do que foi aprendido em aula, enviar artigos que possam ser interessantes ou ainda eventos que consigam ajudar os alunos a se desenvolver pode agregar muito valor às suas aulas.

Use a gameficação

Já pensou em aproveitar todos os recursos lúdicos presentes nos jogos que os jovens, e até mesmo os adultos, adoram para melhorar as suas aulas? Com a gamificação, isso é possível!

Atualmente, existem diversas soluções que permitem a personalização de games que podem repassar o conteúdo das matérias abordadas na educação fundamental. Assim, você oferece uma forma muito atrativa para que seus alunos se divirtam ao mesmo tempo em que aprendam.

Além disso, pode-se utilizar as fases dos jogos para aprofundar as matérias, recorrendo a recompensas com o intuito de motivar os alunos e incentivando-os a criar seus próprios personagens nos jogos para que haja uma maior identificação.

Escolha um mobiliário diferenciado

Inovar não está relacionado somente à tecnologia e às soluções dessa natureza. Oferecer um ambiente confortável e adequado para que os alunos consigam se sentir à vontade para estudar e se desenvolver é essencial.

Sabia que é possível inovar na escola? Confira aqui!

Nesse sentido, ter móveis que proporcionem a qualidade no ensino pode ser uma excelente forma de inovação para as salas de aula. É possível, por exemplo, investir em mesas que facilitem os trabalhos em grupo e os debates sobre temas importantes.

Assim, fica mais simples adequar suas aulas ao que foi planejado, sem ser necessário muito esforço para ir de uma atividade conjunta para uma tarefa individual. Essa prática ainda proporciona aos alunos os conhecimentos necessários e outras habilidades importantes, como o trabalho em equipe.

Use metodologias modernas

Diversas metodologias surgiram com o passar dos anos, capazes de facilitar o ensino e tornar os alunos mais participativos nas aulas. Isso é essencial a fim de que consigam se desenvolver, superar potenciais dificuldades e absorver conteúdos importantes para o futuro.

Enquanto as metodologias ativas podem ser aplicadas de forma a despertar os alunos para agir, com a aprendizagem experimental as aulas têm caráter interdisciplinar. Há ainda a metodologia STEAM, que pode ajudar a formar os profissionais do futuro.

Ao adotar essas e outras metodologias com o objetivo de inovar, você consegue tornar a aula mais interessante e otimizar o desempenho dos seus alunos de forma divertida e agregadora.

Crie projetos extraclasse

O envolvimento dos estudantes com a comunidade produz grandes lições para a formação cidadã das crianças e dos jovens. As atividades e projetos extraclasse devem estar focados no desenvolvimento da empatia, no relacionamento com outras pessoas da região e na experiência de uma nova realidade.

Atividades ao ar livre, projetos de reflorestamento, visitas a parques da cidade, atividades recreativas e visitas a museus são apenas algumas alternativas de atividades extraclasse.

Já os projetos fora da escola podem ser focados na participação dos estudantes de uma maneira mais ativa. Tópicos como a preservação ambiental, destino correto do lixo e uso consciente da água são algumas ideias para engajar os estudantes com problemas comuns e mostrar como adotar uma postura correta e responsável.

Como a Plataforma Eleva auxilia na inovação da escola?

O uso de tecnologias para dar suporte ao ensino é uma das melhores alternativas para melhorar a experiência de professores e alunos durante o aprendizado. Por meio de uma plataforma desenvolvida exclusivamente para auxiliar os estudantes, a Eleva fornece materiais didáticos, tecnologia educacional e gestão escolar para deixar suas aulas ainda mais incríveis.

Isso é essencial para que os jovens se preparem de forma responsável, com todo o conhecimento necessário para ter um futuro brilhante, desenvolvendo habilidades de vida para se tornar cidadãos completos, capazes de tornar o mundo um lugar melhor.

Viu só como existem diversas formas de inovar na escola e deixar as aulas cada vez melhores? Ao contar com uma plataforma de ensino moderna como a da Eleva, assim como bons recursos capazes de assegurar a inovação, seus alunos podem contar com o que há de melhor no quesito aprendizado.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo educacional? Então, siga nossas páginas no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube e não perca mais nada sobre esses assuntos!

Sabia que é possível inovar na escola? Confira aqui!
Sabia que é possível inovar na escola? Confira aqui!