Saiba mais sobre o conceito de learning analytics!

Saiba mais sobre o conceito de learning analytics
6 minutos para ler

A tecnologia deixou de ser um diferencial e se tornou um dos pilares para uma educação de qualidade. Nesse cenário, o learning analytics surge como uma ferramenta capaz de ajudar educadores e alunos nos processos relacionados ao ensino, inclusive permitindo a personalização da aprendizagem de acordo com as necessidades individuais do estudante.

Isso é possível graças à análise de dados realizada pelo conceito — estratégia que traz à tona informações relevantes sobre o desempenho do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela instituição de ensino. Estar a par dessa inovação escolar é fundamental para que a aquisição de conhecimento dos seus discentes seja cada vez mais eficaz.

Neste post, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre learning analytics. Confira!

O que é learning analytics?

De modo simples, o learning analytics pode ser definido como o uso de dados de aprendizagem para efetuar análises sobre a performance educacional dos estudantes. A sua finalidade é identificar possíveis falhas na aquisição de conhecimento do aluno e, a partir daí, propor melhorias tanto para o indivíduo quanto para o próprio ambiente de aprendizagem.

Como funciona?

A ferramenta coleta, mensura, analisa e divulga os dados gerados pelos alunos dentro do AVA. Para tanto, o learning analytics faz uso do Big Data, que consiste em um conjunto de dados e informações coletados digitalmente e que devem passar por um sistema eletrônico para que sejam interpretados.

Com base na leitura dos dados do estudante no AVA, como erros e acertos em testes, quantas vezes revê o mesmo conteúdo e tempo despendido na leitura de textos, é feita uma reorientação de quais são os melhores caminhos que o usuário deverá seguir para que consiga aperfeiçoar os seus resultados e experiência continuamente. Isso se dá por meio da programação de alternativas personalizadas às necessidades do aluno.

Como exemplo prático podemos citar uma turma do Ensino Médio que esteja se preparando para o Enem. Ao longo do curso, os alunos deverão praticar redações que se enquadrem nos moldes do Exame, a fim de aprimorar as suas habilidades de interpretação, argumentação e escrita para que obtenham uma boa nota no teste real.

A implementação do learning analytics possibilita mensurar as notas individuais dos discentes e o desempenho geral da turma, analisando as competências essenciais para a construção de uma boa redação, como domínio sobre a língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, capacidade de selecionar, interpretar e relacionar informações, conhecimentos dos mecanismos linguísticos e proposta de solução para o problema tratado.

Ao saber em quais áreas o estudante está apresentando dificuldades, o professor pode trazer abordagens específicas para cada caso, ajudando a alavancar o desempenho individual e coletivo.

Quais são os seus benefícios?

Quando implementado corretamente, o learning analytics traz uma série de benefícios para a escola, uma vez que auxilia o professor e o aluno simultaneamente. Entenda, a seguir, como a ferramenta impacta a rotina de aprendizagem das turmas.

Otimiza o tempo do professor

Geralmente, os profissionais de educação se dedicam a várias turmas e, consequentemente, a um grande número de alunos. Sem a ajuda da tecnologia, a tendência é que se deparem com diversas dificuldades para a avaliação individual dos discentes.

Desse modo, a ferramenta otimiza o tempo do educador, pois consegue identificar quais são as necessidades específicas dos seus alunos de forma prática e eficiente, o que demandaria muito mais tempo se esse processo tivesse que ser realizado de forma manual.

Sem falar que qualquer mudança feita na sala de aula, ou seja, na forma como os conteúdos são lecionados, também pode ser analisada pelo conceito. Isso porque, os dados coletados no AVA apontam se as estratégias adotadas pelo professor estão trazendo efeitos negativos ou positivos com base no desempenho dos estudantes.

Permite que o educador prepare aulas estratégicas

A partir do momento em que conta com um mecanismo que identifica em quais pontos os estudantes demonstram facilidade e dificuldade para aprender sobre um determinado conteúdo, o professor tem a oportunidade de preparar aulas mais estratégicas e que contemplem as necessidades coletivas e individuais da sua turma.

O educador pode pensar em estratégias pedagógicas que facilitem a compreensão do conteúdo, além de realizar abordagens adaptadas às necessidades dos estudantes que apresentam maiores dificuldades. Com isso, as aulas geram maior engajamento entre os alunos e também se tornam mais produtivas.

Orienta os estudos dos alunos

O suporte do learning analytics possibilita que os próprios alunos tenham mais autonomia e controle sobre o seu processo de aprendizagem. Afinal, eles saberão quais são os seus pontos fortes e fracos, bem como o que é necessário fazer para aprimorar os seus conhecimentos nas disciplinas.

Além disso, também conseguem perceber eventuais lacunas que não foram preenchidas nas séries anteriores e, assim, possam revisar tais conteúdos para que não fiquem atrasados em relação à turma.

Saiba mais sobre o conceito de learning analytics!

Quais são as inovações proporcionadas pelo learning analytics?

A principal inovação relacionada ao learning analytics é a possibilidade de personalização do ensino. Cada aluno é único, o que significa que apresenta habilidades e dificuldades únicas, e reagem de forma diferente aos estímulos aplicados em sala de aula.

Durante a aula, por exemplo, o professor pode usar o seu computador para monitorar a performance dos alunos no AVA, verificando quanto tempo cada um está gastando na leitura de textos, número de cliques em um conteúdo, com quais conteúdos interagem mais (vídeo, texto, imagens ou áudios), e se estão realmente colaborando com a elaboração de um trabalho em grupo.

Com todas as informações em mãos, você pode reorientar as tarefas, entrar em contato para sanar dúvidas, além de oferecer conteúdos e recursos customizados para a aprendizagem de cada grupo de alunos, atendendo as necessidades pontuais da turma.

Nesse sentido, o learning analytics é um grande aliado para as escolas, pois permite que o professor tenha um olhar individual sobre cada aluno, entenda o que ele precisa para evoluir em seus estudos e o ajude a trilhar essa jornada com o máximo de aproveitamento.

O resultado disso é uma turma que, apesar de respeitar as individualidades dos estudantes, consegue progredir continuamente, sem que ninguém tenha o seu desempenho afetado por falta de acompanhamento e suporte adequados.

Adotar metodologias e ferramentas que coloquem o aluno no centro da aprendizagem é uma iniciativa imprescindível na educação atual. Entre em contato com a Plataforma Eleva Educação agora mesmo e conheça as nossas soluções!