Você sabe qual o impacto do sistema de ensino na educação infantil?

Alunos estudando com material do sistema de ensino na educação infantil
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A educação infantil é a fase mais importante e a que requer mais atenção dos educadores. É durante esse período que a criança vai desenvolver as competências e habilidades necessárias para a vida em sociedade.

Por isso, é fundamental que os professores sejam bem capacitados, que os materiais sejam contextualizados e atualizados e os espaços escolares estejam aptos para receber e desenvolver as capacidades intelectuais dos alunos.

Neste post, vamos mostrar como o sistema de ensino impacta na educação infantil. Confira!

Indisciplina na Escola - projeto Político Pedagógico

O papel da educação infantil na formação da criança

A educação infantil é fundamental para influenciar a formação social, pessoal e profissional de uma criança, além de uma organização da conduta moral para a construção de valores. É nessa fase que a convivência com os colegas de sala se tornam mais frequentes e o aluno passa a ter as suas capacidade intelectuais estimuladas por educadores.

Além de contribuir para o desenvolvimento do aluno nos primeiros anos de vida, essa etapa também é responsável por encorajar o aprendizado da criança e proporcionar uma experiência pessoal muito enriquecedora. A escola tem o papel de desenvolver aptidões, habilidades e competências e contribuir para a formação do caráter do aluno em um processo constante de desenvolvimento intelectual, social e pessoal.

Formação na sociedade

É na educação infantil que se trabalha a socialização da criança, seja com colegas de classe, professores e outros funcionários da escola. O aluno aprende regras básicas de convivência e educação, como esperar o seu momento em uma fila, saber a hora de falar e ouvir, entre outras. Essa dinâmica é completamente nova para alguém que estava acostumado apenas com o contexto familiar.

Por isso, é essencial que a instituição de ensino organize e planeje muito bem as aulas que o aluno terá em sala, com atividades que promovam a interação com outras crianças, trabalhos em grupo, dinâmicas e atividades lúdicas. É preciso criar um ambiente amigável, onde todos possam se expressar livremente, aliando brincadeiras e outros ensinamentos.

Formação na família

Algumas pessoas acreditam que a educação precisa ser dada apenas pela família. Estão erradas! De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional), a educação infantil é uma etapa que precisa ser complementar à ação da família para que a criança possa se desenvolver cada vez melhor.

Para que isso ocorra com sucesso, a escola precisa entender o ambiente familiar do aluno para dar continuidade ao processo de aprendizagem. Por isso, reuniões entre escola e família são muito importantes para a realização desse trabalho em conjunto. Os educadores precisam entender o que a criança está aprendendo em casa e dar sequência.

Formação no âmbito profissional

A formação de um bom profissional passa pela educação que recebeu e o modo como aprendeu a agir e respeitar as pessoas. É na pré-escola que os alunos são ensinados sobre regras de boa convivência em uma sociedade e que são extremamente necessárias para a educação da criança.

Além de exemplos de bom comportamento, é muito importante que a instituição de ensino comece a mostrar alguns exemplos profissionais para que as crianças comecem a ter noção disso. Práticas que parecem simples como pedir “por favor” e dizer “obrigado” podem diferenciar profissionais no futuro.

Tendências na educação infantil

Com o mundo globalizado se desenvolvendo a cada dia que passa, é preciso que as instituições de ensino estejam atualizadas com as tendências para que a educação infantil possa evoluir cada vez mais. Não é benéfico para a escola, para os educadores e, principalmente, para as crianças promover um ensino desatualizado.

Os alunos vão ter muito mais facilidade de aprender quando a escola aplica um ensino personalizado e promove atividades que estimulem a criatividade, seja a gamificação ou outros meios, como contar histórias.

Capacitação de docentes

Para que o processo de aprendizagem do aluno no sistema de ensino na educação infantil seja eficaz, é fundamental que os professores estejam sempre estudando e se atualizando para proporcionar um ensino de qualidade para as crianças.

A escola precisa estar sempre incentivando que seus professores façam cursos de capacitação e estudem sobre as melhores práticas de ensino em outros países. Para preparar aulas mais atrativas e eficazes, é essencial que os educadores também estejam em um processo de constante estudo e aprendizagem.

Humanização da aprendizagem

Lidar com crianças não é uma tarefa fácil, principalmente em uma fase em que elas estão fazendo uma transição do ambiente familiar para um completamente novo. Durante esse processo, a humanização da aprendizagem precisa ser pautada no diálogo e na tentativa de fazer com que os alunos entendam que os colegas de classe tem sentimentos e vontades próprias.

É muito importante que eles saibam que estão em um ambiente onde podem se expressar livremente com os professores e outros colegas, mas que conheçam os limites. É fundamental mostrar que eles podem e devem ser ouvidos, mas precisam saber o momento de falar e, principalmente, de ouvir. Muitas escolas trabalham o papel da escuta e mostram a importância de ouvir e entender as necessidades do outro.

Educação socioemocional

Trabalhar a educação de uma criança não significa apenas desenvolver as melhores práticas em sociedade, o respeito e a boa convivência. A educação socioemocional é responsável por trabalhar o aspecto mental e psicológico dos alunos, sendo capaz de desenvolver adultos muito mais completos.

Isso não significa contradizer os conteúdos curriculares, mas sim estimular e auxiliar o aprendizado do próprio aluno, como é o caso do LIV (Laboratório Inteligência de Vida), que é um grande laboratório onde o aluno aprende a desenvolver o seu pensamento crítico, seus sentimentos e relacionamentos com outras crianças.

Entre as principais práticas da educação socioemocional estão: desenvolvimento da autoconfiança, da empatia, auxilia na superação de desafios e na prevenção do bullying. Além disso, estimula escolhas responsáveis e saudáveis, diminui índices de violências, ajuda no respeito à diversidade, a trabalhar em grupo e a aprender a ter responsabilidade ética.

Planejamento do espaço escolar

A escola é um local para que todos se sintam bem e tenham oportunidade de aprender diversas práticas. Para que isso ocorra com êxito, é fundamental que o espaço escolar seja planejado corretamente para proporcionar conforto e facilidade de aprendizagem aos alunos.

Os espaços escolares devem ter uma infraestrutura para motivá-los e incentivá-los a se expressarem livremente. Locais como salas de estudo, brinquedoteca, sala de música e vídeo, fazem com que as crianças se sintam bem e aptas a aprender novas coisas.

Material contextualizado e interativo

Aliado a um espaço escolar bem planejado e professores capacitados, é fundamental que a educação infantil forneça materiais didáticos contextualizados e interativos de acordo com a realidade do aluno, que apresenta sempre questões do dia a dia dele, que estimula o pensamento crítico e ajuda a formar o pensamento. Livros, vídeos, games, instrumentos musicais e atividades artísticas, por exemplo, proporcionam uma facilidade maior no processo de aprendizagem do aluno.

O lúdico na educação infantil

Nesta etapa, as atividades lúdicas são essenciais para o crescimento das crianças. Elas têm a capacidade de despertar a curiosidade, fazer com que o aluno construa o seu próprio conhecimento e entenda as suas habilidades. O professor precisa estar atento às brincadeiras para poder relacioná-las com outros ensinamentos e atividades, com o objetivo de evoluir pensando no processo de aprendizagem desse aluno.

Percebeu como é grande o impacto do sistema de ensino na educação infantil? Essa fase é considerada uma das mais importantes para uma criança e é a que requer mais atenção dos educadores. É fundamental que as instituições de ensino busquem mais capacitação para os docentes, novos materiais contextualizados e interativos e façam um bom planejamento do espaço escolar para que o processo de aprendizagem seja satisfatório para os alunos e responsáveis.

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