Sistema de ensino

Preparar os jovens para encararem a vida é um desafio cada vez maior para pais e professores. Assim, quando uma escola decide adotar um sistema de ensino, ela demonstra estar preocupada com a formação integral dos seus alunos.

Praticamente todos os estudantes que estão na escola hoje, fazem parte da geração “Z”, então, não podemos pensar o ensino da mesma forma que anos atrás. É necessário que o modo de ensinar mude para que sejamos capazes de despertar em nossos alunos o prazer pelo estudo.

Neste artigo, você vai entender o que é um sistema de ensino, como ele pode ajudar a solucionar as necessidades da escola e descobrirá os benefícios em adotá-lo. Continue a leitura e confira!

Gestão Escolar Saudável

O que é um sistema de ensino?

É um conjunto de materiais e serviços educacionais com o objetivo de dar suporte e oferecer soluções para as mais diversas necessidades da escola.

Ele apareceu com os cursinhos pré-vestibulares e suas apostilas no início da década de 1970. No final dessa mesma década, seu material passou a ser utilizado nas séries iniciais do Ensino Médio e, também, no Ensino Fundamental, chegando à Educação Infantil somente no final dos anos 80.

A princípio, eram apenas apostilas desenvolvidas pelos próprios professores, que agrupavam o conteúdo do bimestre de todas as disciplinas em um único volume, ficando conhecido como sistema apostilado.

Hoje, um sistema de ensino tem de se preocupar não só em fornecer um material didático de qualidade, mas também que desperte no aluno a vontade de estudar. O estudante do século XXI, que nasceu na era digital, não se contenta com o tripé livro, professor e lousa.

Para ter sua atenção e tornar o aprendizado efetivo, a tecnologia é usada como aliada levando o aluno a estudar por meio de jogos, vídeos e outros recursos digitais.

Oferecem também, serviços além da área pedagógica, disponibilizando ao diretor da escola apoio jurídico, administrativo, financeiro e de marketing.

Quais necessidades escolares são supridas com a adoção de um sistema de ensino?

Seu uso ajuda a organizar e otimizar o trabalho em diversas áreas da escola – professores, coordenação, direção escolar e até a equipe de marketing pode se beneficiar. Conheça alguns aspectos nos quais ele pode ser útil.

Material didático

É responsabilidade do sistema de ensino a preocupação em adequar o material didático às definições que constam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mantê-los de acordo com as exigências do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, cabe a ele preocupar-se em manter seu conteúdo sempre atualizado.

Tecnologias educacionais

A tecnologia deve estar presente na sala de aula de uma geração que não consegue imaginar o mundo sem ela. Escola e professores devem compreender essa necessidade e acreditar que seu uso traz benefícios e melhora a qualidade do ensino. A gamificação e as videoaulas são exemplos de recursos tecnológicos oferecidos por alguns sistemas de ensino, que os professores podem utilizar para atraírem a atenção do aluno e melhorar seu aprendizado.

Treinamento e capacitação dos docentes

Para que os docentes sejam devidamente capacitados e motivados para lidar com todos os aspectos de um sistema de ensino, essa qualificação e atualização é oferecida de forma contínua. Esse treinamento permite que aprendam a utilizar os recursos da plataforma, tornando suas aulas mais interessantes e levando os alunos a atingirem melhores resultados.

Assessoria pedagógica

Assim como os professores, a coordenação pedagógica tem toda uma assessoria para a solução de quaisquer dificuldades que venham a aparecer. São realizadas várias visitas ao longo do ano para que seja feito um acompanhamento e desenvolvimento junto aos professores, além de oferecer a eles, pais e alunos, palestras e workshops.

Suporte para a direção escolar

São disponibilizados serviços de consultoria, suporte para a direção escolar, pesquisas e análise de indicadores de qualidade como satisfação dos pais e alunos, inadimplência e evasão escolar, que ajudarão o gestor a direcionar o andamento da escola de forma eficiente.

Como a escola pode se beneficiar ao adotá-lo?

Com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade na educação, podemos dizer que todos saem ganhando quando ela opta pela adoção de um sistema de ensino. Algumas vantagens que podemos destacar são:

  • permite maior coerência entre os anos (séries) e as disciplinas;
  • garante que os conteúdos sejam lecionados mantendo um bom andamento e regularidade ao longo dos anos (séries);
  • organiza o conteúdo de determinado período de acordo com o tempo disponível no ano letivo;
  • promove o protagonismo do aluno;
  • proporciona ao professor a oportunidade de usar de diferentes abordagens de conteúdos, sem que perca de vista o projeto pedagógico;
  • propõe interdisciplinaridade entre os conteúdos;
  • por meio do uso da tecnologia as aulas se tornam mais atraentes, aumentando o interesse dos alunos e melhorando seus resultados;
  • oferece a oportunidade dos alunos tirarem suas dúvidas em tempo real por meio da monitoria on-line;
  • traz sugestões de atividades e avaliações, que auxiliam o professor em seu trabalho.

Quais os diferenciais da plataforma de ensino desenvolvida pelo Eleva?

Um bom sistema de ensino não se preocupa apenas com um desempenho escolar de qualidade e com os resultados obtidos em provas como o Enem e outros vestibulares. Mais do que isso, tem o objetivo de preparar seus alunos para os desafios pessoais, sociais e profissionais que encontrarão em suas vidas.

O Eleva Educação é uma holding de educação básica que surgiu em 2013 e desenvolveu uma plataforma de ensino em 2014. Um dos seus diferenciais é o fato de administrar escolas próprias, o que permite que entenda, exatamente, o que é ser uma escola nos dias de hoje.

Atualmente, é a maior rede de escolas privadas do país com mais de 130 mil alunos e 1.500 professores usando sua plataforma de ensino que é moderna e, além do material didático sempre atualizado, traz inovações promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, individualização do aprendizado e um conteúdo motivador.

Apresenta excelentes resultados sendo que, segundo o último ranking do Enem, 5 das 30 escolas melhores posicionadas fazem uso de sua plataforma. Confira abaixo mais razões para adotar a plataforma de ensino Eleva.

Material didático

Preocupado em engajar o aluno, sua metodologia incorpora problematizações do nosso cotidiano, atraindo a atenção do estudante com um texto motivador. Sem abrir mão do rigor acadêmico, oferece conteúdos completos e explicativos.

Tecnologia individualizada

Utilizando uma plataforma adaptativa, os alunos recebem questões personalizadas. Quando áreas de dificuldade são identificadas, ela sugere videoaulas e questões de embasamento, além de mais exercícios para reforçar o aprendizado.

Disponibiliza uma plataforma de jogos educacionais de matemática com atividades que ajudam a melhorar os resultados de testes e provas. Outro recurso é a monitoria online, que permite ao estudante acesso a soluções comentadas de todos os exercícios.

Avaliação para aprendizagem

São realizados simulados interdisciplinares em todos os segmentos, que ajudam a verificar se o nível de aprendizagem do aluno está adequado ao seu desenvolvimento. Do 9º ano ao Ensino Médio, os simulados são formativos, com correção TRI no Ensino Médio, contribuindo para a preparação dos alunos.

Laboratório Inteligência de Vida

O Laboratório Inteligência de Vida (LIV) é um projeto focado no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que comprovadamente impactam de maneira positiva a vida dos alunos e o ambiente escolar. Tem o objetivo de promover a reflexão, o debate, a escuta, o questionamento e a investigação sempre preocupado em dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos e considerando as particularidades de cada faixa etária.

Comunidade de educadores

Acreditando no potencial de cada educador, o Eleva estimula a troca de ideias, críticas e sugestões por meio de um fórum, vídeos e manuais. Fornece ainda, um Guia do Professor, com sugestões de abordagem e materiais extras para cada aula, e um banco de questões que auxilia na elaboração das avaliações.

Direção escolar

O Eleva assume o compromisso de dar um suporte completo para sua escola. Evento inaugural para professores, visitas pedagógicas ao longo do ano, congressos anuais de diretores e sugestões para a campanha de marketing são alguns dos suportes oferecidos.

Como vimos, não é só o material didático que muda com a adoção de um sistema de ensino. Além dele, você tem o direcionamento do uso das tecnologias educacionais, o treinamento do seu corpo docente, a assessoria pedagógica e o suporte na direção escolar.

Agora que você já conhece todos os benefícios que a Plataforma de Ensino Eleva pode oferecer, entre em contato com um de nossos consultores e comprove o que podemos fazer pela sua escola!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Shares
Share This