Sistema de gestão escolar: desafios de implementar uma plataforma

sistema de gestão escolar
6 minutos para ler

A gestão escolar sempre representou um desafio para seus responsáveis, e lidar com todas as tarefas que envolvem a administração de uma escola exige organização, dedicação e flexibilidade. Mas não há como negar que a tecnologia pode facilitar — e muito — o trabalho do gestor, por meio de ferramentas e soluções digitais direcionadas para os mais variados aspectos da rotina escolar.

Atualmente, investir em uma plataforma de ensino se tornou uma necessidade, afinal, é preciso dar conta das demandas do mundo moderno. Porém, implementar esse recurso envolve um planejamento eficiente, a fim de que a transição seja feita sem prejuízos aos professores, colaboradores e alunos.

Para entender melhor como uma plataforma de ensino pode otimizar o trabalho do gestor escolar e se tornar um diferencial competitivo no mercado, conversamos com Corina de Sá Leitão Amorim, Diretora Pedagógica do CEI Mirassol. Ela utiliza a plataforma Eleva e nos conta todos os benefícios da ferramenta observados na prática. Acompanhe!

Sistema de gestão escolar: desafios de implementar uma plataforma

Quais são os benefícios de uma plataforma de ensino?

Muitos gestores já perceberam que a escola precisa acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas dos últimos anos. Corina afirma que “a sala de aula não pode ficar de fora de toda essa rede de inovações, inclusive da tecnologia que a gente tem disponível”, e utilizar recursos especializados é fundamental para atingir a excelência no ambiente escolar.

Um dos pontos mais relevantes, de acordo com ela, é a qualidade do material disponível para o estudante: “a plataforma tem um material didático que é extremamente contextualizado, todo alinhado às propostas da BNCC, que problematiza muitas questões. O aluno passa a ver sentido em tudo que ele está estudando, e a aprendizagem passa a ser mais significativa, uma vez que os módulos partem sempre do conhecimento prévio desse aluno.”

Outra característica que merece destaque dentro da plataforma da Eleva é a adaptabilidade. Corina explica que “o aluno consegue resolver questões de acordo com o seu nível de desempenho. Quando esse nível é menos elevado, a plataforma sugere videoaulas para que esse aluno revise o conteúdo”.

Tudo isso auxilia na fixação do conhecimento e oferece mais autonomia ao estudante, que consegue ultrapassar suas dificuldades e melhorar seu desempenho de forma natural. Além disso, são disponibilizados “simulados formativos, em que o aluno tem acesso à correção e aos comentários de todas as questões. Porque na verdade não basta treinar, o aluno precisa entender o que ele errou, onde ele errou e a plataforma dá esse suporte também”, complementa a diretora.

Entre os benefícios mais relevantes para a equipe gestora, Corina aponta que é possível “acompanhar índices de desempenho, a participação do aluno, sua interação nos jogos, na monitoria e nos simulados”. Ou seja, a plataforma permite “um melhor acompanhamento dos níveis de desempenho desses alunos”.

Como implementar uma plataforma de ensino?

Um dos maiores receios dos gestores escolares é a logística da implementação de uma plataforma de ensino dentro do ambiente escolar, tanto na sala de aula quanto nos espaços administrativos. Corina afirma que a adaptação à plataforma Eleva foi simples: “No momento inicial teve uma implantação da cultura com os pais, alunos e equipe pedagógica, para que todos entendessem o funcionamento, mas foi algo muito tranquilo, porque a plataforma é de muito fácil operacionalização”.

Uma boa maneira de lidar com a dificuldade inicial durante o período de adaptação é investir em demonstrações e tutoriais das principais ferramentas de ensino e aprendizagem, como foi feito no CEI Mirassol.

A diretora também explica que não houve resistência por parte dos professores para implementar a plataforma, uma vez que os recursos disponíveis para a equipe pedagógica contribuem muito com a rotina escolar. De acordo com ela, “rapidamente os professores perceberam que teriam suporte a toda atividade acadêmica. A gente tem registros do acesso dos alunos, a gente sabe quais alunos estão resolvendo as questões, quais alunos estão usando a plataforma adaptativa. Os professores conseguem acompanhar tudo isso, nós temos dados estatísticos, e isso é extremamente relevante.”

O que observar ao escolher um sistema de gestão escolar?

Apesar de cada escola ter suas próprias exigências, existem alguns requisitos comuns que são procurados em um sistema de gestão escolar: funcionalidade, praticidade, interface intuitiva, conectividade e até mesmo gestão integrada são algumas das características citadas como essenciais por quem procura esse tipo de ferramenta.

Mas para Corina, o objetivo deve ser utilizar o sistema como uma forma de atingir a excelência acadêmica. Ela cita alguns fatores importantes para observar em uma plataforma de gestão escolar:

  • material didático: “a plataforma Eleva nos traz um material extremamente contextualizado, atualizado e alinhado à BNCC”;
  • desenvolvimento das habilidades socioemocionais: “uma escola tem como objetivo formar integralmente os seus alunos, entregando à sociedade cidadãos muito capazes e muito comprometidos”;
  • inteligência emocional: “a plataforma também traz para a gente um currículo bem definido, bem sistematizado, extremamente didático para auxiliar no trabalho, em todos os níveis de ensino da educação básica”;
  • protagonismo do estudante: “o maker é tendência nas melhores escolas do mundo, e olha para um aluno que é protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem; um aluno que coloca a mão na massa para resolver os mais diversos problemas que são postos para ele”.

Como funciona a plataforma de ensino da Eleva?

A palavra-chave da plataforma de ensino da Eleva é inovação: desde o conceito até a execução, todas as etapas foram cuidadosamente elaboradas para proporcionar um currículo completo, unindo habilidades acadêmicas e socioemocionais.

O material didático contempla todas as diretrizes curriculares nacionais, e se destina a alunos da educação infantil até o pré-vestibular, incluindo conteúdos contextualizados, textos motivadores e exercícios práticos de aprofundamento.

A plataforma adaptativa permite identificar as dificuldades do aluno em determinada disciplina e indicar aulas para suprir sua necessidade, otimizando de forma natural o aprendizado. Provas e simulados com gabaritos online, jogos educacionais e planos de estudo complementam a experiência dos estudantes.

Outros destaques da plataforma são o Projeto Atualidades, — que seleciona artigos e textos sobre os principais fatos ocorridos no Brasil e no mundo, — e o Laboratório Inteligência de Vida, — que oferece livros paradidáticos, músicas, séries audiovisuais e dinâmicas interativas para trabalhar a inteligência emocional das crianças e jovens.

A equipe educadora conta ainda com suporte especializado dentro da comunidade, por meio de fóruns online, guias didáticos voltados para professores, encontros e palestras pedagógicas e congressos organizados anualmente para discutir as tendências da educação.

Quer saber mais sobre os benefícios e como implementar a plataforma da Eleva em sua escola? Fale conosco!

Sistema de gestão escolar: desafios de implementar uma plataforma