Tecnologia na educação

Com a presença massiva da tecnologia em diversos aspectos do nosso cotidiano, as influências da modernidade podem ser observadas na forma como vivemos, como nos comportamos e, principalmente, no modo de adquirir conhecimento. Ainda, vale ressaltar que o uso da tecnologia auxilia substancialmente na rotina de professores em relação à qualidade do ensino.

Dessa forma, é natural que o ambiente escolar também passe por um período de transformação, afinal, o uso de dispositivos e softwares têm se tornado um requisito em todos os setores. Mas implantar a tecnologia na educação pode não ser tão simples e, por isso, essa é uma estratégia que deve ser pensada com calma, para de fato melhorar a qualidade na educação.

Preparamos este artigo com as principais vantagens de se utilizar a tecnologia na educação, bem como inseri-la adequadamente em uma instituição de ensino. Confira!

Gestão Escolar Saudável

Conheça os motivos para investir em tecnologia na educação

Antes de qualquer coisa, é muito importante destacar que o uso de novas ferramentas é uma forma muito eficiente de preparar os estudantes para a sua vida profissional. Além disso, agregar novas metodologias de ensino pode melhorar a participação de todos dentro da sala de aula e ainda se adaptar melhor aos diversos níveis de aprendizagem de cada estudante.

Veja, a seguir, alguns dos principais motivos para empregar o uso da tecnologia na sala de aula.

Ajuda a aprimorar a qualidade do ensino

Os diversos recursos tecnológicos aos quais temos acesso hoje em dia podem oferecer novas maneiras de abordar o ensino e a aprendizagem. Com metodologias de trabalho inovadoras, o corpo docente ganha diferentes meios para apresentar em sala de aula e, com isso, a qualidade do ensino é aprimorada, tornando os assuntos transmitidos cada vez mais interessantes para os alunos.

Torna as aulas mais atraentes

A tecnologia torna as aulas mais atraentes, o que motiva ainda mais os alunos. Os recursos tecnológicos, portanto, são interessantes para docentes, que podem explorar os temas estudados de diferentes maneiras, inclusive, de acordo com a idade dos estudantes; e para estes, que estão cada vez mais em contato — e familiarizados — com dispositivos tecnológicos.

Aumenta os índices de desenvolvimento

O uso de novas tecnologias melhora o desenvolvimento dos alunos, uma vez que eles se sentem mais interessados e motivados com os assuntos estudados. A tecnologia pode ser usada positivamente também fora da escola, o que estimula os estudantes até mesmo na hora de fazer a lição de casa.

Estimula novas experiências

As diversas formas de tecnologia que temos hoje são capazes de estimular novas experiências, uma vez que os alunos se sentem curiosos por tudo o que é diferente. Um mesmo assunto, portanto, pode ser abordado por meio de filmes, games, videoaulas e muito mais.

Dá abertura ao diálogo

A tecnologia incentiva o diálogo entre alunos e professores e, ainda, entre os alunos e os pais. As crianças e adolescentes se sentirão entusiasmados para contar ou ensinar o que viram na escola, uma vez que os dispositivos tecnológicos são mais interessantes e atrativos. O uso de tecnologia na sala de aula também pode melhorar a interação entre os diferentes alunos, o que os estimula socialmente, colaborando, inclusive, com a autoestima de todos.

Entenda como integrar a tecnologia no ambiente educacional

Tão importante quanto entender a necessidade da tecnologia é, sem dúvida, saber como implantá-la de modo correto para evitar erros graves e problemas futuros. Por isso, veja, logo abaixo, 3 formas eficientes de se incorporar esses recursos como uma poderosa ferramenta de aprendizado.

Jogos e vídeos interativos

O uso de jogos e vídeos interativos, conhecido como gamificação, é uma das principais tendências para as escolas que querem inovar e se modernizar para incentivar o desenvolvimento dos estudantes, pois permitem a apresentação de aulas mais dinâmicas e divertidas.

Os jogos e vídeos interativos estimulam a superação de desafios, ajudam no desenvolvimento da atenção e do foco. Além disso, essa metodologia é capaz de oferecer o desenvolvimento de novas formas de aprendizado, afinal, as crianças e jovens se sentirão mais motivadas a estudar quando o conhecimento for necessário para o bom desempenho em um jogo eletrônico, por exemplo.

Softwares de aprendizagem adaptativa

A tecnologia está cada vez mais sendo usada para a inclusão de novas experimentações pedagógicas. Com isso, os softwares de aprendizagem adaptativas são usados para observar o desempenho dos alunos, a fim de identificar as possíveis dificuldades que cada um encontra no seu dia a dia.

Esses programas individualizados podem, inclusive, sugerir planos de estudos desenvolvidos de acordo com as deficiências dos estudantes. Sendo assim, vale a pena a inclusão de ferramentas desse tipo em sua escola, pois assim os alunos terão um desempenho ainda melhor.

Plataformas de ensino

plataforma de ensino é a melhor maneira de compreender as mudanças pelas quais o mundo e os estudantes estão passando. Cada criança e adolescente tem seus próprios assuntos de interesse e, além disso, seu próprio ritmo de aprendizado.

Por isso, a adoção de uma plataforma de ensino pode facilitar e agregar positivamente o trabalho dos professores, por meio da troca de ideias, e dos diretores, que poderão conciliar o projeto pedagógico a sustentabilidade econômica de sua escola.

A Eleva Plataforma de Ensino, por exemplo, une a evolução das habilidades acadêmicas dos alunos ao desenvolvimento socioemocional. Além disso, ela oferece material didático contextualizado, tecnologia individualizada e personalizada, com monitoria online e simulados formativos, e assessoria pedagógica e operacional.

Portanto, adotar novas estratégias de ensino de forma bem-sucedida passa diretamente pela necessidade em contar com o uso da tecnologia na educação. Entretanto, as escolas devem estar sempre atentas aos procedimentos de implantação, seja em relação à infraestrutura ou capacitação dos profissionais. Afinal, o uso de qualquer metodologia nova está fadado ao fracasso caso os esforços não sejam direcionados corretamente.

E então, será que sua escola já está preparada para o futuro da tecnologia na educação? Para entender melhor sobre como podemos ajudá-lo, confira nosso artigo “Como a plataforma Eleva pode melhorar a qualidade do ensino da sua escola?” e descubra como melhorar o aprendizado dos seus alunos.

Comments (1)

  1. Olá! Bom dia! Me chamo Daniele, sou professora de informática
    e gostaria de saber se o Eleva trabalha com livros de Informática para
    o segmento do Ensino Fundamental 2.
    Aguardo o retorno.
    Att, Daniele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Shares
Share This