Tentativas, Erros e Soluções (TES): o que é, como funciona e qual sua importância?

Tentativas, Erros e Soluções (TES): o que é, como funciona e qual sua importância?
6 minutos para ler

Atualmente, é comum que as instituições escolares busquem inovar e promover a diversidade. Uma iniciativa relativamente nova que visa atingir esse objetivo e já foi implementada no grupo Eleva Educação é o Tentativas, Erros e Soluções (TES).

Em encontros estruturados, os participantes são estimulados a entender os problemas da escola em que trabalham e encontrar uma solução em conjunto. Assim, é possível ter uma visão mais ampla e aprimorar a colaboração, além de vários outros benefícios.

Neste artigo, vamos apresentar todas as informações importantes sobre essa iniciativa. Entenda o que é o TES, como ele surgiu, de que maneira funciona, qual é a sua importância e veja alguns dos seus benefícios!

O que é o Tentativas, Erros e Soluções (TES)?

De acordo com Thaynara Rocha Mendonça, supervisora de cultura e processos de inovação da Next, “o TES trata-se de uma iniciativa que busca intensificar a inovação, estimular a criação de ideias e fortalecer a diversidade”.

Para isso, a Next promove encontros regulares que têm uma duração e um modelo pré-definidos que visam fazer com que todos os participantes entendam os problemas em diferentes áreas do grupo Eleva Educação, observando-os a partir de pontos de vista diversos, e construam soluções juntos.

Como o TES surgiu?

O TES surgiu na central antes da pandemia para possibilitar a troca e a colaboração entre educadores e outros profissionais de diversos setores do Eleva Educação. Além disso, essa iniciativa também foi implementada com a finalidade de promover a cultura de inovação no grupo.

Nesse sentido, para que seja possível realmente inovar, Thaynara Mendonça acredita que é importante considerar a cultura interna. Afinal, todos os colaboradores precisam pensar sobre esse assunto em suas respectivas áreas e colocá-lo em prática no dia a dia para gerar resultados que reflitam em toda a empresa.

Segundo a supervisora de cultura e processos de inovação da Next, o TES surge para fomentar essas ideias por meio da gestão de comunidade e estimular a criação e a execução de ideias.

“Ou seja, nós da Next atuamos como catalisadores, acelerando a inovação, sendo ela advinda dos próprios colaboradores e feita pela interação e energia desses”, explica Thaynara Mendonça.

Como o TES funciona?

Thaynara Mendonça explica que, no Eleva Educação, o encontro TES acontece semanalmente às quintas-feiras e dura 40 minutos. Os apresentadores são profissionais que trabalham em diferentes áreas do grupo.

Eles podem ser convidados ou se candidatar a assumir essa função, que consiste em apresentar em, no máximo, 10 minutos, um problema vivenciado no seu trabalho.

Para isso, o colaborador elabora uma apresentação de slides que informa o problema a ser resolvido, por que é importante para o Eleva Educação e o que deve ser considerado.

Após mostrar esses pontos, ele deve trazer perguntas para guiar os outros participantes na elaboração da solução. Em seguida, as pessoas que desejarem contribuir colocam seus nomes no chat e a discussão é mediada.

Cada encontro é registrado em uma ata que é transformada em um plano de ação para resolver a questão apresentada com base nas sugestões discutidas pelo grupo.

Quais são as características desse grupo?

Todas as pessoas que trabalham no grupo Eleva Educação, em qualquer área e unidade, podem participar do TES. Basta que elas tenham interesse na solução de problemas e no compartilhamento de ideias com profissionais de diferentes setores de modo a incentivar a cultura de inovação.

Quais são os benefícios do TES?

Um dos vários benefícios do TES apontados por Thaynara Rocha Mendonça é que ele permite ter uma visão mais ampla e diversificada dos problemas. Assim, é possível encontrar a solução mais rápido.

Além disso, a supervisora de cultura e processos de inovação da Next também destaca:

  • o aumento e o incentivo da colaboração;
  • o favorecimento da identificação de sinergias entre as áreas;
  • a criação de grupos focais, que geram mais conteúdos para os participantes;
  • a internalização da inovação como processo cotidiano;
  • o fomento à promoção de melhorias internas;
  • a solução de problemas por meio da troca de experiências entre os colaboradores de diversas áreas.

Quais pautas discutidas geraram impactos reais no Eleva Educação?

Ao longo de 2019, foram realizados 39 TES apresentados por diversos setores do grupo Eleva sobre temas variados, que deram origem a iniciativas que geraram impactos na empresa. Alguns dos assuntos discutidos foram:

  • Como fazer uma boa Gestão de Projetos?
  • PIQUE: Como tornar o programa mais atraente para todos?
  • Como fazer (e devolver) avaliações que ensinam?
  • Como podemos compartilhar os desafios do ciclo de matrículas entre as marcas?

Thaynara Rocha Mendonça cita como exemplo os resultados do TES de Gestão de Projetos. A partir dele, surgiu um grupo focal, o TESx Gestão de Projetos, que discute esse assunto quinzenalmente, produz e divulga conteúdos internamente — PodTESx, Dicas curtas sobre o tema —, além de ter realizado um webinar que reuniu 100 espectadores do Eleva.

Além disso, foram criados mais alguns grupos para dialogar sobre assuntos específicos:

  • TESx – Leitura — para fomentar a cultura de leitura no Eleva por meio da discussão de livros, estratégias e experiências com esse tema. É liderado por Martina Rubin, trainee executiva;
  • TESx – Diversidade — reforçar o debate sobre esse tema e criar mecanismos para aumentar a diversidade no Eleva. É liderado por Thaynara Mendonça e Leonardo Helal, coordenador comercial;
  • TESx – Permanência — discute e promove iniciativas para entender, prever e prevenir a evasão escolar. Foi criado por Flávia Belém e Tamir Salem, dos setores comercial e de dados, respectivamente;
  • TEP (Trocas de Experiências Pedagógicas) — visa abordar os problemas vivenciados no cotidiano pedagógico pelos docentes. Os encontros duram 50 minutos, há um formato próprio e as vagas são limitadas. Foi criado pelo Eleva A+, setor que promove a capacitação continuada dos professores do Eleva Educação.

Qual é a importância de iniciativas como essas para instituições escolares?

A partir de iniciativas como o TES, são consolidadas questões de gestão de conhecimento e engenharia de aprendizagem no Eleva Educação, explica Thaynara Rocha Mendonça.

Ela também acredita que, assim, é possível otimizar a produção de conteúdos, facilitar a comunicação e aumentar a divulgação de informações no grupo.

O TES é uma iniciativa que visa promover a cultura da inovação e diversidade nas escolas e aprimorar os processos em todos os setores que fazem parte delas.

Os benefícios do TES são percebidos no cotidiano, com a solução de problemas mais rápida, uma vez que as ações tomadas nesse sentido são mais precisas e se baseiam na colaboração.

Se você está buscando maneiras de melhorar a gestão educacional no contexto de transformação, baixe o nosso e-book gratuito sobre esse assunto!

[eBook Gratuito]
[eBook Gratuito]