Transformação digital na educação: como adaptar sua escola

Transformação Digital
6 minutos para ler

O avanço da tecnologia trouxe uma verdadeira transformação digital na escola. As instituições de ensino se atualizaram, passaram a utilizar novas ferramentas e a integrar diferentes recursos no dia a dia.

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esse processo se intensificou ainda mais e aponta para um cenário em que, após o fim da crise, muita coisa não será como antes.

Mas, afinal de contas, o que é essa tal transformação digital? Como ela tem sido vivida no ambiente educacional, inclusive neste momento de incertezas? O que você pode fazer para torná-la uma realidade de sucesso em sua escola? Todos esses assuntos e muitos outros serão explicados neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é transformação digital

Antes de mais nada, é necessário deixar claro qual é o conceito de transformação digital. Essas duas palavras juntas englobam as mudanças promovidas nos mais diferentes setores da sociedade, isso graças ao uso de tecnologias cada vez mais avançadas.

Essas modificações se fazem presentes no próprio dia a dia profissional, alterando as formas de fazer determinadas tipos de atividades e até de convivência entre as pessoas. Tudo isso tendo em vista os múltiplos benefícios advindos dessas novas práticas.

Como a transformação digital funciona

No cotidiano, a transformação digital se inicia com a ideia de levar para diversos ambientes recursos tecnológicos que facilitam e aprimoram as ações do cotidiano, tendo como base estudos que mostram a efetividade de tudo isso.

Depois, passa-se por um período de adaptação, em que as pessoas são treinadas para atuar nessa nova realidade e aprendem acerca das principais ferramentas que a envolvem.

No fim, tudo se torna tão natural que fica até mesmo difícil de se lembrar de como a situação era antes da transformação. É uma sensação de conforto e adaptabilidade sem igual.

Vantagens da transformação digital

Mas por que tudo isso? Quais são os benefícios da transformação digital? Na verdade, são vários. Podemos citar como exemplo a otimização do tempo, já que a tecnologia, na maior parte das vezes, permite que se faça mais tarefas em menos horas, além de ajudar a eliminar atividades mecânicas.

Além disso, apesar de precisar de um investimento inicial, posteriormente o que se vê é uma economia de recursos, pois uma só ferramenta é capaz de auxiliar em uma série de ações. Outro ponto relevante é que os colaboradores têm a oportunidade de focar no que realmente importa.

A satisfação, conforto e bem-estar de todos os envolvidos é mais uma vantagem. Com o dia a dia mais facilitado, as pessoas tendem a se sentir melhores e mais bem assistidas.

A transformação digital na escola

Como você pôde perceber, a transformação digital, de maneira geral, tem se mostrado essencial. Quando se trata do ambiente escolar, ela se torna ainda mais relevante.

Primeiro porque a educação precisa focar suas ações no presente e no futuro, que já é permeado de tecnologia. Sem aplicar esse conceito, dificilmente será possível formar cidadãos verdadeiramente preparados para os desafios do dia a dia.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas escolas aceleraram a aplicabilidade desse conceito, investindo em ferramentas que tornam possível a realização de aulas de forma remota, por exemplo, sem que ocorra a perda de qualidade.

Como implementar a transformação digital na escola

Agora, vamos explicar para você como é possível levar essa transformação para a sua instituição de ensino. Para isso, separamos algumas das principais dicas para que a implementação da transformação digital na escola, de maneira mais intensa neste período, seja realmente um sucesso. Veja a seguir!

Promova aulas online

Um dos recursos que mais aproximam os alunos das salas de aula que eles tinham antes é a aula online. Portanto, invista nelas! Pode-se tanto fazer transmissões ao vivo como também disponibilizar conteúdos com as matérias para acesso dos estudantes.

Além disso, é essencial que um canal de comunicação seja aberto para que os alunos possam tirar dúvidas com os professores ou mesmo conversar com os colegas de turma.

Invista em plataformas de ensino

A utilização de uma plataforma de ensino também é uma escolha muito eficiente para as escolas que querem ter sucesso na transformação digital. Por meio desse recurso, é possível disponibilizar materiais didáticos atuais e, ainda, oferecer uma consultoria pedagógica eficaz, o que vai ajudar a conduzir a instituição no melhor caminho existente.

Outra vantagem dessa ferramenta é que as matérias não ficam somente na teoria — muito pelo contrário! Os exercícios, além de ajudarem a assimilar as matérias, mostram o comprometimento dos alunos e como eles estão se saindo remotamente.

Utilize aplicativos

Atualmente, existe uma série de aplicativos que ajudam a conduzir o processo de transformação digital na escola. Cada qual com sua função, que pode ir desde a organização de documentos importantes e formas de salvá-los online até a criação de grupos de estudo, sendo uma maneira de lidar com os desafios dos novos tempos.

Invista em softwares de gestão

Por fim, os softwares de gestão também são uma importante ferramenta para as escolas, oferecendo uma porção de vantagens para quem faz esse investimento.

Esse tipo de recurso possibilita aos profissionais cuidarem de tudo o que envolve a administração da instituição de ensino de forma online. Essa ação não somente ajuda na preservação de dados importantes, como também libera espaço físico para outros tipos de uso.

Além disso, fica muito mais fácil acompanhar dados e indicadores da escola. Dessa forma, todo o processo de pensar em ações efetivas para trabalhar o que ainda não está bom se torna mais claro, assim como para manter o que tem se mostrado satisfatório ao longo do tempo.

A transformação digital na escola requer o uso de ferramentas tecnológicas e de uma postura acertada dos profissionais para que realmente renda bons frutos. Em meio à pandemia do novo coronavírus, essa recomendação é mais do que recomendada — ela se torna essencial para que a instituição de ensino não fique para trás.

Gostou deste artigo? Viu como a tecnologia é muito importante para a sua escola? Então, aproveite para conhecer as nossas soluções e veja como podemos ajudar você em todo esse processo!