Trilhas Pedagógicas TRI.P EAD para formação de professores: conheça o programa!

Trilhas Pedagógicas TRI.P EAD para formação de professores: conheça o programa!
6 minutos para ler

A constante atualização no processo de formação de professores é imprescindível para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Isso porque o educador tem mais chances de compreender e interpretar, da melhor maneira, os desafios que a realidade escolar apresenta.

Para muito além de lecionar em sala de aula, o novo perfil de docente deve priorizar a interdisciplinaridade e estar, sobretudo, aberto para o aprendizado contínuo. Inclusive, devido à transformação digital e à presença da tecnologia na educação, é fundamental desenvolver habilidades que contemplem uma abordagem mais focada no ensino prático, e não apenas teórico.

Para isso, convidamos Matheus Borré, coordenador pedagógico das Trilhas Pedagógicas TRI.P EAD — um programa inovador desenvolvido pela Eleva — para explicar mais sobre o assunto. Acompanhe a seguir!

O que são as Trilhas Pedagógicas — TRI.P EAD e como elas surgiram?

As Trilhas Pedagógicas TRI.P EAD são um portal de formação e capacitação de professores voltado para todas as escolas do Brasil. Basicamente, o portal é aberto ao cadastro ilimitado, não sendo necessário ter um relacionamento com a Eleva para se inscrever. O programa também não é vinculado ao material didático ou ao sistema de ensino da Eleva, mesmo que todo o aprendizado seja dentro do espaço da plataforma.

“A nossa intenção é que esse portal sirva como possibilidade e potencialidade para educadores de todo o país, sendo um ambiente no qual os docentes encontrem bons recursos pedagógicos direcionados à sua rotina de ensino”, destaca Matheus.

Assim, tanto na modalidade presencial quanto EAD, o projeto se propõe a ser uma opção benéfica ao professor durante a sua formação continuada. “A gente acredita que o princípio da informação inclui também o acesso. Portanto, para alcançar uma capacitação sólida dos educadores, é fundamental que eles tenham à disposição recursos interessantes e eficazes para o aprendizado”, esclareceu.

O portal foi ao ar no dia 29 de novembro de 2019 e, hoje, conta com um número médio de 80 pessoas que já finalizaram cursos de matemática da BNCC ou educação inclusiva. Fora os resultados positivos em relação aos certificados, a Eleva teve aproximadamente 500 inscrições nos conteúdos dentro do programa das Trilhas Pedagógicas, segundo o coordenador.

Quais são os maiores problemas que o TRI.P EAD resolve?

De maneira geral, os ambientes virtuais de aprendizagem podem oferecer uma alta carga de informações, sendo até mesmo assustadores pela grandiosidade de dados que trazem para o educador. Além disso, também apresentam enormes potencialidades, dispondo de uma nova forma de ensinar e aprender a distância.

A modalidade EAD, por exemplo, permite uma maior inclusão de professores que, às vezes, não conseguem estar em um espaço físico para desenvolver a formação.

“A Eleva tem como prioridade adaptar o ambiente virtual do professor para auxiliá-lo a entender que os recursos tecnológicos, como os smartphones, têm muito mais capacidade de uso do que geralmente estamos habituados a explorar. Assim, o EAD tem de tudo para se tornar uma modalidade de ensino cada vez mais próxima do cotidiano da escola”, destacou.

Pode não parecer, mas a concepção de EAD é antiga no Brasil, tendo seu surgimento datado desde o início do século passado, em 1904. “O que muda, na verdade, é que o ensino virtual é mais atual e o processo inicial de adaptação de qualquer curso a distância também se torna um aprendizado contínuo do recurso digital utilizado pelo professor”, diz Matheus.

Com o advento da tecnologia, é preciso entender como se ambientar da melhor forma com as principais ferramentas disponíveis, como celulares e computadores. “É interessante saber que, para ter um curso EAD efetivo e de qualidade, no qual o usuário conseguirá aprender, também é essencial se preocupar sobre como utilizar”, acrescentou.

Como o TRI.P EAD funcionam na prática?

Sobre o programa TRI.P EAD, Matheus Borré relata que as trilhas são baseadas em um portal — uma landing page para falar de todos os cursos e conteúdos oferecidos. Além disso, no ambiente de aprendizagem virtual, o usuário encontra todos os recursos produzidos pela Eleva.

Em relação aos materiais, há cursos livres e outros de duração entre 3 e 4 horas em que o educador tem acesso à videoaula, material complementar e avaliações. Ao final, o curso gera um certificado.

Além disso, existem as pílulas pedagógicas — vídeos curtos sobre uma série de assuntos diferentes que podem ser pertinentes para o professor, repassando técnicas úteis para a abordagem em sala de aula. O TRI.P EAD também dispõe de e-books e artigos de modo a oferecer uma frequência de leitura para os educadores, tendo uma periodicidade quinzenal ou mensal, relata o coordenador.

Do mesmo modo, a Eleva também oferece podcasts e palestras que podem ser acessadas por meio do Spotify. “Hoje, a plataforma é totalmente gratuita, então todos os conteúdos que produzimos são abertos e sem custo para os educadores. Portanto, não existe nenhum valor a ser pago para a inscrição, os cursos e demais conteúdos”, ressalta Matheus.

O intuito do programa TRI.P EAD, desse modo, é se tornar uma proposta de produção de conhecimento, solidificando-se como uma boa ferramenta de formação para o corpo docente. “É possível que, no futuro, exista uma precificação sobre determinados cursos, baseada nos gastos relacionados com a produção dos materiais, mas inicialmente o objetivo é ser um portal aberto de recursos para os professores”, afirmou ele.

Até mesmo porque os podcasts e as palestras são totalmente abertos no Spotify, então não tem como colocar nenhum custo para a veiculação dos materiais. A intenção é, de fato, oferecer um conteúdo de qualidade para o educador se formar e, também, informar-se da melhor forma, finaliza o coordenador.

O TRI.P EAD é uma plataforma inovadora que pretende auxiliar professores de todo o país para o aperfeiçoamento do planejamento pedagógico. A formação continuada é um dos requisitos mais primordiais para a oferta de uma aprendizagem de qualidade, melhorando a experiência e o cotidiano de ensino.

Gostou do conteúdo? Então, entre agora mesmo em contato com a Eleva para tirar todas as suas dúvidas sobre o projeto. Temos uma equipe educacional pronta para atender você!

Trilhas Pedagógicas TRI.P EAD para formação de professores: conheça o programa!